Sunday, July 04, 2021

“O Jeito Warren Buffett De Investir” (impressões pessoais)

 

Depois de ter lido um dos melhores livros policiais que li este ano, decidi sair um pouco fora da caixa e enveredar por um assunto que não me diz rigorosamente nada- a Economia.

 

Nunca percebi nada de ações, mercados, bolsa, investimento…sinceramente, tudo o que tenha números para mim é de fugir. Bem sei eu por que escolhi justamente esta obra para prosseguir na leitura. Porque tinha lido um livro do meu agrado. Agora havia que equilibrar e fui logo para um que não me diz nada.

 

De vez em quando há que alargar horizontes, mesmo que esses horizontes entrem acelerados pelos meus ouvidos, atravessem a minha mente como um raio e voltem a sair apressadamente pelo mesmo local por onde entraram. Sinceramente, eu tive contabilidade no nono ano e fiz a cadeira através de cábulas, posso confessar.

 

Warren Buffett investiu em empresas de ramos completamente diferentes de atividade e neste livro é apresentada a sua receita de sucesso, não para os leitores serem como ele mas para aproveitarem alguns dos seus ensinamentos.

 

Investir é sobretudo um jogo de paciência e há como que uma psicologia dos mercados económicos. Não se pode querer resultados de um dia para o outro. Sobretudo foi o que eu melhor apanhei deste livro. Também já dizia um professor de  Matemática que tive: cadelas apressadas parem os cachorros cegos.

 

E é tudo o que tenho a dizer sobre esta obra. Definitivamente, Economia provavelmente está no último lugar da minha lista de interesses.

 

No comments: