Tuesday, July 20, 2021

Ainda os equipamentos desportivos

 

Mais uma vez, está na ordem do dia a questão da indumentária para algumas modalidades praticadas por mulheres.

 

A Noruega acaba de colocar no topo das discussões a questão do respeito pela integridade, o conforto e o bem-estar das mulheres que praticam algumas modalidades desportivas e que ainda teimam em não ser vistas como atletas mas sim como meros objetos de prazer por algumas pessoas que pensam e gerem o Desporto.

 

Esta questão dos equipamentos desportivos parece á primeira vista uma questão menor mas tem grande importância. Vou até mais longe. É uma questão de direitos humanos.

 

Quando alguns senhores em pleno século vinte e um puserem nas suas tacanhas mentes a ideia de que uma mulher é uma atleta e não uma mercadoria que está ali para ser apreciada como objeto sexual, a Humanidade e o Desporto vão agradecer.

 

Que conforto e segurança  têm estas atletas que praticam modalidades de praia ao terem de pensar todos os seus movimentos em função do equipamento que usam, com umas minúsculas cuecas de biquíni sujeitas a saírem do sítio e a exporem partes do seu corpo que queriam ocultar. É que estes senhores têm, de uma vez por todas, de preservar a integridade das praticantes. De modo algum atletas se sentem seguras com uma bancada de olhares lascivos, olhares de gente que parece só estar ali para ver o seu corpo e não as suas aptidões desportivas. É este o Desporto que ainda se pensa nos dias de hoje?

 

De forma alguma o Desporto feminino deve ser olhado com o intuito de humilhar as atletas e de até as afastar da prática desportiva á conta destes pequenos grandes pormenores.

 

Acima de tudo, deve ser dada igualdade de direitos á mulher na prática desportiva e não ver nessa prática qualquer tipo de discriminação ou humilhação. No meu ver, obrigar atletas a usar reduzidos biquínis é uma forma de humilhar, de mostrar à mulher que o seu Desporto é pouco atrativo mas o seu corpo tem nos eventos desportivos um espaço para ser admirado.

 

Se todas as atletas do Mundo seguirem a Noruega nestes protestos, algo poderá mudar. Sem união, não há mudança, não há evolução de mentalidades. Infelizmente parece que estamos a regredir.

 

No comments: