Wednesday, July 26, 2017

“Meu Velho Pai”- Quim Barreiros (Música Com Memórias)


Tudo começou quando alguém pediu Carmen Silva a cantar a mesma canção. Não sei se essa é a original mas certamente que não foi Quim Barreiros o primeiro a cantar este poema.


Enquanto ouvia Carmen Silva, recordei que já antes havia ouvido uma versão desta música. Mas quem a cantava? Não me conseguia lembrar. Resolvi procurar a canção da Carmen Silva e a sensação de ter ouvido esta música cantada por alguém, brasileiro ou português, adensou-se. Fui ouvindo as versões que me foram aparecendo no Youtube...até que esbarrei sem querer na versão de Quim Barreiros. Sim...lembrei-me de imediato. Foi ele que incrivelmente ouvi a cantar esta música. Não estava a alucinar. Na altura também achei estranho esta música estar a ser interpretada por um cantor de música popular, por muitos considerado como um cantor brejeiro.

Não sei onde estava na altura. Tenho uma vaga ideia que se comemorava um Dia Do Coração. Já fui a alguns eventos desses. A maioria decorreu em Coimbra em vários locais da cidade e houve um que decorreu em Cantanhede mas foi estragado por uma forte chuvada que surgiu de repente. Até penso que foi mesmo nesse dia que tocavam algumas músicas do Quim Barreiros e, no alinhamento, surgiu este tema que estranhei fortemente pertencer ao reportório deste artista.

Quando eu ouço pela primeira vez uma música nova de Quim Barreiros, paro tudo o que estou a fazer para escutar a letra com muita atenção para ver onde tem marosca. Desta vez estaquei onde estava com pontos de interrogação e de exclamação a bailarem-me na cabeça. Esta música não tinha nada daquelas canções de duplo sentido que tanto me fazem rir por vezes. Pudera! Esta canção é uma versão de uma música brasileira, agora percebo. Não sei quem começou por cantar o original no meio de tantas versões que esta música leva.

Ah, agora lembro-me que a seguir a esta, no alinhamento do CD, Quim Barreiros cantava também “Casinha Branca”- um tema brasileiro com mil e uma versões mas que a minha favorita é indubitavelmente esta da Fafá de Belém. Aliás, fica prometido falar sobre esta música noutro post. Muito há a dizer sobre ela.



No comments: