Saturday, July 08, 2017

“Escrito Na Água” (impressões pessoais)

Adorei este livro. Sinceramente, gostei mais desta obra de Paula Hawkins do que “A Rapariga No Comboio” que li há tempos. Achei esta obra mais misteriosa, mais interessante, ate pelo mistério do local.

Por várias vezes me lembrei de um poço (mesmo um poço, não um rio) que existe numa aldeia próxima da minha e que, segundo reza a lenda, muitas mulheres ali se suicidaram. Diziam que eram sete mas talvez seja para apimentar a história. Havia quem afirmasse que ouvia muitas vozes femininas a falarem ao mesmo tempo quando passavam por ali de noite mas não viam ninguém. Uma história muito parecia com esta.

Mais uma vez, Paula Hawkins coloca os seus personagens a narrar a sua versão da história, a exprimir o que pensam e como interagem com os restantes protagonistas. Cada uma dessas pessoas esconde algo, tem muito para dizer mas algo impede que o que quer que tenham a contar venha a público. Isso faz com que o leitor fique preso à história. Vejo ultimamente muitos livros assim escritos. É uma ideia vencedora, no meu entender.

É preciso ir mesmo ao final da história para perceber quem afinal empurrou Nel para o poço. Também será o seu assassino a confessar. Ninguém mais soube. Só os leitores.

Para já, este é o melhor livro que li neste ano de 2017. Muito bom mesmo.

No comments: