Tuesday, December 06, 2016

Viagem alucinante

Tenho andado todo o dia a rir-me de duas coisas. A primeira tem a ver com um episódio de Fidel Castro na Coreia do Norte. Quando acabar de ler o livro, terei de aprofundar mais este episódio. A segunda tem a ver com o barulho que o autocarro fazia estrada fora virado a Coimbra. Até largava mechas!

São duas semanas que vou a casa e duas semanas que chego a Coimbra depois das oito e meia. O autocarro terá estado parado longo tempo no trânsito. Eu passei pelas brasas. Acordei com o Sol a bater-me na cara e um coro de protestos. As pessoas bufavam e já não conseguiam estar sentadas. Algumas apelavam mesmo a todos os seus santos de devoção. Os protestos subiam de tom.

Então, para recuperar o tempo, a seguir a Sargento Mor, o condutor carregou a fundo. Só o barulho que o autocarro fazia pela estrada fora...só de o recordar, um sorriso largo se desenha no meu rosto. Estou arrependida por não ter gravado este momento para a posteridade. Quase que a camioneta levantava voo.

E a subir uma ladeira que havia? Quase que as rodas abandonaram a estrada. As pessoas já soltavam exclamações assustadas e, ao mesmo tempo, irritadas. Eu pensava até que já eram nove horas. Na rádio dava uma síntese de notícias. Também eu dei por mim a bufar exasperada por ir chegar tarde.

E lá chegámos a Coimbra são e salvos. Quem ia entrar às oito e meia chegou atrasado. Quem ia entrar às nove, ainda tinha algum tempo.

No comments: