Tuesday, December 06, 2016

Criar novos textos a partir de títulos já existentes

Este é um exercício ótimo para se fazer, sobretudo quem como eu gosta de texto criativo. Mas por que é que eu estou a falar nisto? Porque sonhei que o fazia.

Estávamos numa sala ampla. Confesso que a luminosidade não era a ideal para a leitura mas cada um tinha o seu livro, como acontecia nas aulas de Português no sexto ano.

Não me recordo já dos títulos das obras que não existem na realidade. Sei que no final arrumávamos os livros ou alguém os vinha recolher. O meu era de capa vermelha. Seria um policial ou um thriller, para não variar. Outros leitores teriam obras também de acordo com o que mais gostavam de ler. Coisas muito diferentes.

À medida que foram recolhendo os livros, eu fui dando uma olhadela nos títulos e fui inventando uma nova sinopse para um livro completamente diferente. Invejava a minha capacidade de raciocínio, a minha imaginação para em poucos segundos criar uma história, a minha criatividade tão afiada naquele momento. Os títulos passavam e eu lá ia inventando uma história completamente diferente. Quase todas as obras, mesmo que não o fossem, tinham de ser livros em que o crime e o mistério estivessem presentes depois de eu lhes ter dado uma nova roupagem.

Estava a adorar mesmo aquilo. Quanto às outras pessoas, inicialmente não prestavam atenção mas tiveram de se render face à minha insistência e ao teor cada vez mais refinado das histórias que ia inventando. Estava cada vez melhor.

Mas para que é que o despertador tocou? Estava ali tão bem...

No comments: