Tuesday, December 06, 2016

Serenata a alguém com músicas muito estranhas

Para dizer a verdade, uma serenata que se preze é cantada junto a uma janela de fora para dentro, não de dentro para fora como eu estava a fazer em mais um sonho completamente louco.

Eu por acaso gosto de sonhar que estou a cantar. Gosto da minha voz nesse espaço onírico, mais alterada do que a de um mau cantor submetido às maravilhas tecnológicas. São muitos os sonhos aqui narrados neste meu humilde espaço em que eu estou a cantar. Tenho sempre a sensação de que canto alto e que sou ouvida a milhas enquanto durmo. Não sei. Nunca ninguém se queixou e nunca ninguém me confrontou com gravações. Hoje em dia, tudo se grava.

Para além da minha voz sublime, outra característica curiosa destes sonhos em que eu canto, sei sempre a canção que estou a interpretar sem sequer vacilar ou hesitar em algum momento. Posso cantar em qualquer língua, uma canção que exista ou que seja inventada pelo meu subconsciente, uma canção que ouça muita vez ou que nunca ouvi, uma canção completamente despropositada. Sei sempre a letra.

Muitos sonhos destes acontecem quando adormeço com o rádio ligado e aí limito-me a cantar aquilo que está a tocar. Desta vez não tinha o rádio ligado e o meu subconsciente brindou-me com duas canções portuguesas que existem na realidade mas que são muito diferentes.

Por acaso sei a primeira musica. Costumo-a cantar quando toca na rádio. Provavelmente não a saberia cantar sozinha sem olhar para a letra. Quanto à segunda, nunca a cantei na íntegra mas gostei do modo como a interpretei no sonho. Havia nevoeiro junto à janela. Metendo a cabeça de fora, cantava para alguém que alegadamente estava em baixo.

Comecei com o “Momento Final”dos Santos E Pecadores- uma musica razoável para fazer uma serenata, embora não fosse a ideal.


Mas o que dizer da “Maria Das Nabiças” de Nel Monteiro? Uma serenata com essa canção? Só posso dizer uma coisa: a pessoa a quem se ia destinar a serenata não ficaria indiferente. Isso não significava forçosamente que ela viesse ter comigo e se lançasse nos meus braços. Provavelmente aconteceria o contrário.


Não sei o sucesso que tive com a minha serenata com estas duas canções. Também não cheguei a ver ninguém enquanto cantava. Acordei ainda a cantar a música do Nel Monteiro.

No comments: