Wednesday, January 28, 2015

Personagens de novela

Inicio em beleza estas minhas crónicas futebolísticas em 2015. Acompanho agora o jogo a contar para a Taça da Liga entre o Estoril e o Gil Vicente. Os estorilistas venceram por 3-0 mas outras curiosidades me prenderam a atenção neste desafio. Os dois protagonistas deste jogo tinham ambos nomes de personagens de novelas a que eu assisti na minha juventude. Um esteve muito bem e o outro fartou-se de meter água. Acho que tenho de recuar muito para ver um jogador tão desastrado em campo. Venham daí! Isto promete!

Por acaso o Gil vicente tem a primeira oportunidade digna de registo deste desafio por Paulinho mas depois é o que se viu e o que eu passo a contar.

O Estoril marca o primeiro golo por Kleber. Gladstone fica muito mal na fotografia, como se costuma dizer. Mal já deve ficar ele sempre. É tão feio! E foi aqui que eu comecei a divagar. Kleber e Gladstone são dois jogadores brasileiros, um é avançado, o outro defesa, um joga no Estoril, o outro no Gil Vicente mas…ambos têm nomes de personagens marcantes de novelas.

Kleber era o marido de Ximena e era o prefeito da cidade onde decorria a história da novela “Pedra Sobre Pedra” que eu já vi por mais do que uma vez em repetição. Lembro-me que ele era dentista e que o costumavam chamar para qualquer coisa que estava a decorrer na cidade cuja presença dele como prefeito da cidade era indispensável. Então ele deixava o paciente na cadeira do dentista e ordenava-lhe “boquinha escancarada e não faça nada até eu voltar”. Vivia obcecado com a descoberta do autor dos gritos em noite de lua-cheia. Era interpretado por Cecil Thiré e tinha a particularidade de ser careca, mas usava uma trança no pouco cabelo que tinha.

Gladstone fazia parte da novela “Tieta” e era interpretado pelo actor Paulo José, segundo fui ver. Foi Tieta que o mandou vir à cidade com o objectivo de conquistar a sua amiga Carmosina que lhe confessou que ainda era virgem e, nos tempos livres, ainda vendia umas coisas, especialmente electrodomésticos, num camião colorido. A música dele era esta aqui. Muito apropriada para colocar como banda sonora para este Gladstone. É uma música bem cómica, como está a ser a sua exibição hoje. Parece mesmo que ele armou ali a sua tenda de prestamista.




Por acaso o Gladstone da “Tieta” tinha cabelos compridos e tinha barba. Este cabelo não tem. Já barba, tem-na quase até aos olhos, coisa que eu detesto ver.

Há um jogo a decorrer e foi mostrado um cartão amarelo a alguém. Para quem foi?

Com um pontapé acrobático, Kleber quase fazia o segundo golo do Estoril. Se ela entrava….

O cartão amarelo de há pouco foi então para Luan do Gil Vicente.

A bola ainda entra dentro da baliza do Estoril mas havia fora de jogo.

Vagner defende um remate de Luís Silva.

Afonso Taira remata com bastante perigo.

Como foi possível que um coxo destes tenha jogado um dia no Sporting?!!! Estou a falar do Gladstone, claro está. Já passou algum tempo mas eu lembro-me que ele já metia água nessa altura.

Arranjei um amigo neste jogo. Toca a animar isto, cascando neste jogador do Gil Vicente que, tal como Kleber, tem nome de personagem de novela, neste caso da “Tieta”. Vocês ainda se lembram como era o camião dele? Era colorido, com uns desenhos vistosos, tal como vistosa está a ser a prestação deste Gladstone neste jogo. Se ele andasse pelas ruas de Barcelos com esse camião acho que dava menos nas vistas do que está a dar hoje.

E o Kleber já lá estava outra vez a criar perigo.

Já que o Gladstone não ganha um único lance ao Kleber sem recorrer à falta, eis a enésima neste jogo. Espero que ele não vá para a rua. Depois de quem é que eu vou dizer mal hoje? Ele hoje deve ter acordado com os pés de fora da cama…ou então não dormiu mesmo. Não sabe o que há-de fazer à vida. Se deve continuar a conduzir o seu camião colorido carregado com electrodomésticos contrafeitos, se deve continuar a jogar a bola, coisa que ele jamais teve jeito para fazer. Agora ele vende tão bem máquinas de cozinha que pouco faltam para nos colocar a comidinha na boquinha e ainda a mastigar por nós…

Olhem só como o artista cortou a bola! Com uma faca de cozinha daquelas que vende no seu veículo ambulante se calhar cortava-a melhor, de certeza. Chutou a bola contra um colega de equipa. Isso mesmo, meu! Ah, em termos físicos ele é feio todos os dias, especialmente quando rapa o cabelo até ficar com a cabeça tipo Sérgio Cabeleira (o amigo do Kleber, não o do Estoril que lhe está a dar que fazer, mas o da novela “Pedra Sobre Pedra”) e deixa crescer aquela barba quase até aos olhos. Eu odeio ver um homem nestes propósitos. Vi uma foto dele sem barba e ele até nem é feio. Hoje é que está feio e desastrado mas desastrado acho que ele é sempre. Com barba, sem cabelo e com a exibição que está a fazer esta noite, tudo combina para uma personagem cómica.

Está a decorrer um jogo na Amoreira, eu sei que está e o jogador Cabrera do Estoril faz o segundo gola ainda antes do intervalo.

Para apimentar isto, o pior que podia acontecer ao Gladstone era José Mota substituí-lo ao intervalo por um dos miúdos dos juniores que tem no banco. Até a mim me doeria a alma, quanto mais ao Gladstone! Mas eu já há muito tempo que não via um jogador tão aselha no mesmo jogo.

O jogo chega ao intervalo com o Estoril a vencer por 2-0.

Isto é incrível! O Gil Vicente ia entrar em jogo…com dez jogadores. Adivinhem quem faltava! Ele mesmo, o Gladstone. Consta que estava a tratar da vinda de uns produtos novos para vender no seu fiel veículo ambulante que dá colorido às aldeolas ali da zona de Barcelos. Rezam as crónicas que isto se passava enquanto José Mota dava um puxão de orelhas a toda a equipa ao intervalo. Ele enganou toda a gente. Pensou-se que ele ia sair.

Vagner nega o golo ao Gil Vicente.

Por entrada sobre Kleber, Leandro Pimenta viu o cartão amarelo.

Diogo Valente cria perigo mas Vagner está bem a defender.

De cabeça, o central do Estoril Bruno Nascimento cria perigo.

Que bela cavalgada de Sebá para o desfecho do lance!

E Gladstone acordou finalmente. Desta vez esteve bem.

Que golaço! Foi Sebá. Que espectáculo!

O cartão amarelo é para Bruno Nascimento.

Sai cartão amarelo para o barbudo e cabeludo jogador egípcio do Gil Vicente que se chama Mohsen.

O jogo termina com a vitória categórica do Estoril por 3-0.

P.S.: Depois desta exibição, Gladstone rescindiu contrato com o Gil Vicente. Finalmente tomou a decisão acertada de se dedicar às vendas ambulantes.






No comments: