Thursday, July 06, 2023

“toda A prosa” (impressões pessoais)

 

Fiquei fula da vida há tempos quando me esqueci completamente que havia um evento na Casa Da Cultura em Coimbra com a presença de Manuel alegre.

 

Ainda hoje, alguns meses passados deste infeliz episódio, invade-me a mágoa de ter perdido a oportunidade de conhecer um verdadeiro homem das letras.

 

Contento-me agora em ler os seus principais trabalhos em prosa, desde romances a novelas e contos.

 

Grande parte destas obras do escritor de Águeda possuem fortes traços autobiográficos. Quem conhecer  um pouco da vida de Manuel alegre e da sua luta pela liberdade reconhece em cada personagem presente nestas suas obras um pouco de si e da sua vida.

 

Alguns textos estão simplesmente geniais, especialmente os contos.

 

Outra característica que apreciei nestes textos de Manuel alegre foi a alusão a locais que bem conheço, nomeadamente na cidade de Coimbra. Estão fielmente retratados e com um travo de saudade, apesar de Manuel alegre andar muito por Coimbra na atualidade. Através dele fiquei a conhecer uma Coimbra de outros tempos, uma cidade que existia antes de eu existir. Não deixa de ser curioso.

 

Agora percebo por que é que no programa radiofónico de humor Portugalex caricaturam Manuel alegre sempre acompanhado de uma arma de caça. Muitas foram as referências na sua obra à paixão pela caça que, se bem fiquei a perceber, o persegue desde tenra idade.

 

Julgo que também terei por aí a obra poética de Manuel alegre. Para um dia ler também.

 

No comments: