Monday, July 17, 2023

“A Ignorância” (impressões pessoais)

 

Faleceu há poucos dias Milan Kundera com noventa e quatro anos de idade. Ele que nasceu em 1929 na cidade de Brno.

 

Viveu grande parte da sua vida em França e deixou-nos algumas obras de excelência. Eu só agora tive oportunidade de ler algo escrito por este autor que, neste livro, conta a história de duas pessoas, um homem e uma mulher que, emigrados em países diferentes, regressam á pátria natal muitos anos depois e, por incrível que pareça, têm recordações muito diferentes de situações passadas em comum.

 

Depois de terem vivido muito, estes dois personagens encontram-se livres mas, chegados ao país que os viu nascer, descobrem que nada mais resta da sua antiga vida. Definitivamente já não pertencem aí e criaram raízes noutro lado.

 

Na minha opinião, basta mudar de cidade para este fenómeno ocorrer. Acontece comigo quando vou á minha terra. Aqui tenho amigos, tenho a vida organizada, tenho sempre que fazer. Lá quase não conheço ninguém e pouco tenho que fazer.

 

A vida das pessoas muda, cria raízes noutro lado mas fica-se sempre com a sensação de que não pertencemos a lado nenhum.

 

No comments: