Sunday, November 17, 2019

Experimentando sirenes de ambulâncias como quem experimenta toques de telemóveis


Agora, que a minha visão é muito reduzida, os sons ao meu redor são uma fonte de informação essencial. As ruas que outrora conhecia tão bem, transformaram-se em sons, sensações, cheiros e sussurros. Todos os sons são processados pelo meu cérebro de uma forma que, até então, desconhecia. Mesmo as referências visuais foram substituídas por outras que não prestava atenção, nomeadamente as marcas nos passeios.

O movimento do tráfego na estrada é sentido de uma forma diferente. Uma ambulância com as sirenes ligadas é ouvida com outra intensidade. Estava na paragem do autocarro quando passou um veículo desses do INEM. Ainda consigo ver a sua cor mas foi o som que ia a fazer que me aguçou a curiosidade. Quando passava pela paragem, o veículo ia a emitir um determinado som. Depois, mais adiante, já se fazia ouvir noutro tom que eu nunca tinha ouvido numa ambulância pelas ruas portuguesas. Mas o que era aquilo? Experimentando tons de sirene da ambulância? Fiquei curiosa ao pensar no número de tons que as sirenes dessas ambulâncias podem ter. Algumas delas parece que são novas. Terão mais sons do que as antigas?

No comments: