Sunday, November 17, 2019

Ambulâncias e novamente a Odete



Mas por que carga de água tenho eu sonhado tanto nos últimos dias com  a Odete? Estranho!

Primeiro comecemos a descrever esta noite onírica com aquele que será um verdadeiro pesadelo de gente que perdeu a capacidade de ver. As inquietações visuais são substituídas pelos sons horríveis que o nosso subconsciente inventa.
Se pensam que a ausência de imagens torna um pesadelo menos assustador, estão redondamente enganados. Um simples som pode incomodar mais do que um punhado de imagens assustadoras. Um som permanece entranhado na nossa mente mais dias do que uma imagem. Essa é a perceção que tenho tido ao longo destes meses.

O mais inquietante neste sonho é que parecia bem real. Estava deitada na minha cama e comecei a ouvir ao longe o som angustiante de uma ambulância que seguia algures pela estrada em enorme velocidade. Comecei a magicar no que teria acontecido a uma hora morta da madrugada para a ambulância vir a fazer tal alarido sem que houvesse grande trânsito na estrada. O som era cada vez mais cadenciado e mais angustiante. Chegou a um momento que já não o podia ouvir. Estava-me a causar uma sensação de opressão, de angústia, de tristeza. Pressentia que nada de bom se estava a passar ali. Já não suportava mais ouvir um silvo que fosse daquele veículo que passava lá ao longe. Acordei aliviada por a noite estar aparentemente calma. Nem um ruído se ouvia.

Voltei a adormecer e sonhei com algo completamente diferente. Sonhei que o meu quarto tinha aumentado de tamanho e tinha agora mais do que uma cama. Mais parecia um hospital ou uma pousada. Era de manhã e acordámos com alguém a apresentar o quarto a outra pessoa que ia partilhar o aposento connosco. A opção era ficar…na parte de cima do meu armário, imagine-se!

Eu estava intrigada. Na cama ao lado, Odete despertava em cuecas e…com uma camisola do Sporting vestida que lhe era demasiado larga e lhe dava pelos joelhos. Usava-a para dormir…

Eu coloque-a a par da minha inquietação. Seria mais alguém para fazer barulho.

No comments: