Tuesday, April 17, 2018

“O Fantasma” (impressões pessoais)

Confesso que vou ficando cada vez mais fascinada pelos escritores nórdicos de suspense. Sei que eles são muito diferentes dos americanos mas não consigo explicar por palavras essa diferença. Talvez os americanos se baseiem mais numa realidade que vão adaptando à ficção. Os Estados Unidos são um país onde a criminalidade é muito elevada, ao contrário dos países do Norte da Europa onde eu sempre ouvi dizer que se vive tranquilamente. Talvez eles tenham mais necessidade de inventar cenários de crime.

Desta vez debrucei-me sobre a obra de um escritor norueguês chamado Jo Hesbo. Ele tem escrito vários romances policiais. Tenho mais um ou dois livros dele mas este foi o primeiro que adquiri e fala sobre o mundo da droga em Oslo.

Já li muitos livros. Centenas deles. Não me recordo de alguma vez algum escritor dar destaque...a uma ratazana. Esta obra começa exatamente assim. A ratazana está no local do crime e, através das suas sensações, a cena do crime vai sendo descrita. Muito interessante e muito original.

Para além da ratazana, a própria vítima do crime, enquanto se encontra deitada no chão antes de perecer, vai contando a sua história dirigindo-se curiosamente ao seu pai que nunca conheceu. Ele vai contando como se meteu no mundo da droga.

Também conseguiu aliar o trafico de droga a um código bem original. Os traficantes que vendiam esse produto novo que deixava os agarrados doidos usavam...camisolas do Arsenal. Porquê o Arsenal? Eu fiquei a perceber que era por serem patrocinados pela Fly Emirates...mas o Benfica também é e muitas outras equipas. O Real Madrid também. Ah, talvez tivesse sido porque o patrão deles era russo e no Arsenal, à altura dos factos do livro, jogava lá o Arshavin. Mas o Arshavin não gostava de droga, penso eu. Gostava mais de alcool.

Foi uma leitura agradável. Tenho pelo menos mais um livro deste autor. Espero que também seja tão interessante.

No comments: