Wednesday, January 25, 2017

“What Kind Of Fool”- Barbra Streisand & Barry Gibb (Música Com Memórias)


Sempre que passava esta música, sempre parava um pouco para pensar no que ela me fazia lembrar. O que quer que fosse, remontava ainda a anos bem tenros da minha infância, a inícios dos anos oitenta. Teria eu aí uns seis anos.

Há dias recordei vagamente que talvez esta música que trago hoje pertencesse a uma novela de inícios dos anos oitenta, lá está. Talvez tenha realmente feito parte de uma novela ou algo assim. Sei que a conhecia nessa altura.

Como há dias em que alguns flashes do meu passado me passam à frente dos olhos e por vezes me arrancam do sítio onde realmente estou, tive a sorte de esta música ser acompanhada por um desses flashes que por vezes também são acompanhados de cheiros intensos. O cheiro deste flash era...a medicamentos e a álcool ou algo do género. Não. Não estava no Hospital de Aveiro, local para onde frequentemente sou transportada nessas memórias. Encontro-me naquele que agora é o meu quarto e vejo a cómoda que agora eu povoo de livros e CD’s cheia de uma enorme quantidade de medicamentos.

A minha avó está sentada na cama. Os medicamentos destinam-se a ela. Puxo ainda mais pela memória, consigo ver que ela tem um dos olhos tapado com um penso. Consegui finalmente situar-me em relação a esta música e ao que eu lhe associei na altura.

A minha avó padecia do mesmo problema que nós. Escusado será dizer que o problema nos olhos com que nasci foi herdado de familiares diretos. Certo dia, um dos olhos rebentou devido ao glaucoma e teve de ser extraído de urgência. Eu já andava na escola primária, embora não andasse a fazer lá nada naquela altura. Isso não vem aqui para o caso.

Quando a minha avó regressou a casa, tinha toda uma parafernália de medicamentos de mil e uma qualidades para tomar ou desinfetar o local onde outrora esteve o olho. Penso que eram os meus pais que lhe mudavam o penso.

Isto que estou a contar pode ser estranho mas foi para onde esta música finalmente me transportou depois de algum tempo a tentar levar-me até lá. Este tema não passa assim tão poucas vezes na rádio como isso.

Fica assim contada mais uma história em forma de memória musical. Muitas se seguirão quando houver oportunidade para isso.

No comments: