Wednesday, July 23, 2014

Aqueles (poucos) dias de extremo ócio

Tudo começou a quatro de Julho. Como era feriado na cidade de Coimbra, aproveitei para ir de férias mais cedo depois de tudo ter deixado a postos numa quinta-feira em que tive árduo trabalho.

Aproveitei o facto de apenas ser feriado em Coimbra para ir até Anadia com a minha mãe para tratar de assuntos pessoais.

Para o dia seguinte estava marcada a festa de anos do meu pai que por acaso coincidiu com a data do seu aniversário. De manhã fui até à Moita para ficar preparada para aquela noite.

A casa estava repleta de amigos e familiares. Do menu faziam parte o cabrito assado no forno e o indispensável Leitão À Bairrada. Nessa noite jogava a Holanda com a Costa Rica para o Mundial 2014. Com o meu chapéu laranja, fiquei em sítio estratégico para poder ver o jogo e foi com espanto que assisti à inédita troca de guarda-redes a um minuto do fim do prolongamento efectuada por Van Gaal.

No Domingo parti para Coimbra porque tinha de sair cedo para São Martinho do Porto. Iríamos de comboio. Cheguei à estação e uma surpresa me esperava. Uma amiga minha ia também. Talvez ficássemos juntas no quarto durante esta semana de férias. Isso veio a acontecer.

Desde 2011 que não ia a São Martinho do Porto. Tudo está praticamente na mesma. Mal podia esperar por mergulhar na água.

Apanhámos sempre sol mas o vento não nos deixou gozar a praia na sua plenitude. Houve um dia em que, para nos livrarmos do vento, fomos mais para a zona dos barcos. Ainda foi pior. A areia lá era mais fina e entranhava-se ainda mais no nosso corpo. A água ali estava mais suja e mais fria. Mesmo assim eu resolvi tomar ali banho. Andava eu lá muito bem, quando reparei num barco à vela ali bem próximo de mim. Andei o mais rápido que pude na direcção da areia.

Para além das idas à praia também fomos à feira do livro (eu trouxe duas sacas com livros), assistimos a um workshop de enfeitar bolos, andámos no comboio turístico, como fazemos todos os anos, mas desta vez fomos de noite, o que foi bastante agradável e ouvimos três senhoras a cantar canções folclóricas de São Martinho do Porto.

Em tempo de Mundial, assistimos ao serão à incrível goleada sofrida pelo Brasil frente à Alemanha e à tristeza dos jogadores brasileiros após aquele imprevisível descalabro de que ninguém estava à espera. Também assistimos ao outro jogo entre a Argentina e a Holanda. Eu tinha de assistir ainda com mais entusiasmo por estar a jogar a Holanda. Dado que Bruno Martins estava a marcar Messi e já tinha um amarelo e Van Gaal o substituiu para não ficar reduzido a dez jogadores, dado De Jong se ressentir de lesão e ter de ser substituído e dado Van Persie estar com problemas gastrointestinais e também ter de ser substituído, Van Gaal não pôde proceder à troca de guarda-redes para as grandes penalidades. Pudesse ele fazer essa substituição e o resultado seria outro. A Argentina passou porque o Jogador Número Um da Holanda nem uma grande penalidade defendeu, ao contrario de Romero que defendeu duas.

Houve que regressar a casa no Sábado, dia em que o Brasil voltou a perder com a Holanda por 3-0.

No dia seguinte foi dia de descanso e de assistir à final do Mundial entre a Alemanha e a Argentina. A Alemanha acabou por vencer com um golo de Mario Gotze já no prolongamento.

E assim foram as férias que terminaram para dar lugar a mais uma semana de trabalho redobrado que se acumulou enquanto eu mergulhava no mar.

No comments: