Monday, July 14, 2025

Não há vencedores antecipados

 

Toda a gente tinha quase cem por cento de certeza que o demolidor e invencível PSG iria vencer o Mundial de clubes. A história foi completamente diferente.

 

Os parisienses partiam com tremendo favoritismo mas a primeira parte veio a revelar uma equipa  completamente desconcentrada e com erros individuais comprometedores. Apesar de terem controlado a posse de bola, permitiram que o Chelsea,  praticamente nas oportunidades que teve, as aproveitasse com eficácia.

 

O resultado foi construído ainda na primeira parte. A segunda parte foi menos interessante com o Chelsea a fazer muito  antijogo e a levar a partida para muitas quezílias individuais. Num dos lances, João Neves foi mesmo expulso.

 

Este resultado acabaria por ser bom para o Benfica, pois os encarnados necessitaram do prolongamento para  serem derrotados pelo Chelsea.

 

Fazendo aqui um resumo desta competição: deixou muito a desejar. Estava exasperada por mesmo a final não ter começado a horas. Houve jogos que se arrastaram, em parte devido ás altas temperaturas.

 

Depois o que dizer de jogos que eram interrompidos devido a trovoada? Para quem está a acompanhar os jogos e também para os próprios jogadores, haver  jogos interrompidos por tempo indeterminado; á luz dos caprichos do clima, não se compadece com o Futebol Espetáculo. O exemplo que dou foi o facto de o jogo entre o Benfica e o Chelsea ter ido a prolongamento, já pela madrugada dentro. Um jogo que começou ás nove da noite portuguesas.

 

O Mundial de seleções no próximo ano vai ser também nos Estados Unidos. Há que aprender com os erros desta competição. Isto assim não pode ser mesmo. Compreendo que seja por questões de segurança mas há que encontrar uma solução. O presidente da FIFA já veio dizer que se têm de disputar os jogos em recintos que seja possível fechar as coberturas.

 

Acho bem que sim. Assim não pode ser.

 

No comments: