Monday, October 02, 2023

O comboio do meu sonho

 

Ver texto “o comboio continental”

 

Eu só depois de ter passado para as palavras este sonho é que me lembrei que tinha de apanhar o comboio para passar o fim de semana em casa dos meus pais. Até parece que adivinhava que ia haver estrilho envolvendo esse meio de transporte.

 

Fazia muito calor em Coimbra. Subi as escadas da parte  de trás da estação e logo fiquei de frente para a linha 4. Senti imediatamente uma sensação esquisita e logo me lembrei do sonho de há escassos dias. Na altura eu não sabia que o comboio estacionado naquela linha seria o mesmo que me levaria numa viagem atribulada.

 

Já estava perto da bilheteira quando anunciaram que era aquele o comboio que tinha de apanhar. Uma  senhora ajudou-me e, ao subir os degraus da carruagem, voltei a lembrar-me do sonho. Isto não seria nada.

 

No sonho enganava-me no comboio e embarcava numa viagem sem paragem. Pois foi exatamente o contrário que aconteceu. Fiquei exasperada mas não irrompi num pranto histérico como no sonho.

 

A carruagem estava uma   sauna autêntica, o sistema estava avariado e não ia a anunciar as paragens. E agora? Diziam os outros passageiros que no sistema ainda estava escrito “Entroncamento”. Um fenómeno, portanto…

 

E a velocidade vertiginosa a que o comboio seguia? Claro que estou a  ser irónica. Se no meu sonho o comboio ia rápido demais, aqui o problema era exatamente o contrário. Até uma pessoa a pé ao longo da linha conseguia facilmente acompanhar o comboio.

 

Mas o mais impressionante nisto tudo foi a imagem que ficou do sonho em que a porta da carruagem abria por escassos segundos para voltar a fechar. Foi isso mesmo que aconteceu. O mais estranho foi que o comboio nem estava parado em nenhuma estação ou apeadeiro. Parou mesmo no meio da linha e abriu a porta. Que perigo!

 

Com isto tudo, uma viagem que normalmente demora cerca de meia hora acabou por demorar o dobro do tempo.

 

Uma viagem bem animada…

 

No comments: