Friday, August 04, 2023

A palpável decadência do futebol Português

 

Ainda sou do tempo em que equipas portuguesas goleavam equipas de outros países com campeonatos menos expressivos como é o caso da Eslovénia.

 

Eu nem conhecia o NK Celje, logo não será um colosso do Futebol europeu e ficou em segundo lugar no campeonato local.

 

É preocupante as nossas melhores equipas perderem ou terem grandes dificuldades para passar estas pré-eliminatórias de competições europeias para onde são atiradas devido á visível  decadência do Futebol nacional.

 

Podem vir dizer que estas equipas, grande parte delas, já se encontram em competição mas somos nós, os portugueses, que nos devíamos de adaptar, sabendo de antemão que iríamos numa primeira fase apanhar equipas dessas latitudes e numa segunda equipas do meio da tabela de campeonatos mais competitivos que levam seis ou mais equipas ás competições europeias.

 

Ainda sou do tempo em que o vitória de Guimarães se batia com equipas que eram, na altura, grandes colossos como era o caso do parma dos anos noventa.

 

Atualmente é confrangedor como é que os vimaranenses não vencem uma equipa como esta. Isto deve-se ao cada vez maior fosso cavado entre os principais clubes e os outros.

 

Tem-se notado muito a diferença por exemplo do quinto classificado para o quarto classificado. Por mais que pedro Proença apregoe a  competitividade da nossa Liga, apenas quatro clubes são competitivos. Os outros podem ir á europa mas não conseguem ultrapassar equipas como o NK Celje.

 

Isto leva a que o futebol Português se afunde mais e mais no panorama europeu que já se fará sentir com apenas uma equipa a ter acesso direto á Liga dos Campeões.

 

Há que fazer alguma coisa para evitar o terceiro-mundismo do nosso futebol que, pouco a pouco, época após época, se está a fazer sentir e este resultado do vitória de Guimarães ontem comprova-o.

 

Se não se fizer nada, qualquer dia também temos o segundo classificado da nossa Liga a participar em pré-eliminatórias…da  conference League.

 

No comments: