Sunday, December 04, 2022

Se Portugal tivesse ganho

 

Para antecipar o dia internacional Da Pessoa Com Deficiência, a federação Portuguesa de futebol levou a cabo um evento em que estiveram presentes várias pessoas que fazem do Desporto a sua grande paixão.

 

Para mim, que sou apaixonada por futebol, foi uma oportunidade única, um dia memorável, uma honra. Visitámos os espaços normalmente percorridos pelos nossos craques e eu tive oportunidade mesmo de me sentar no lugar de…Cristiano Ronaldo.

 

A Seleção De todos nós jogava com a Coreia do Sul e nós estávamos equipados a rigor para torcer pelos nossos craques. Infelizmente Fernando Santos esteve mal na abordagem aos minutos finais do encontro e os coreanos acabaram mesmo por vencer. Já estávamos apurados mas os nossos representantes no Mundial 2022 não fizeram deste dia ainda mais memorável para nós que estávamos a ter a oportunidade única de ver o nosso jogo nas nossas instalações.

 

Depois seguiu-se um debate sobre o estado do Desporto para pessoas com deficiência no nosso país. Toda a gente é unânime. Muita coisa necessita ainda de ser feita para que haja ainda melhores resultados e, sobretudo, para trazer mais pessoas para a prática desportiva, pois é essa a grande falha.

 

Aqui em Portugal, quer-se logo um atleta feito, um atleta com resultados. Não se aposta em quem  quer começar, não se  dão oportunidades iguais a cidadãos com e sem deficiência. É um pouco essa a minha luta. Que os atletas, no meu caso com deficiência visual, cheguem a qualquer instituição desportiva e sejam aceites, seja num ginásio ou num grupo de corrida ou caminhada que é a forma mais acessível para que todos possam ter uma prática desportiva tendo em vista sobretudo a saúde e o bem-estar físico e mental. Primeiro pensa-se aqui no nosso burgo na alta competição e esquece-se o Desporto lúdico ou de manutenção que pode, quem sabe, fornecer depois os atletas para a alta competição. Por cá começa-se a casa pelo telhado e estamos a ficar sem atletas.

 

No final estive ao pé da taça que conquistámos gloriosamente em 2016 antes do regresso a casa.

 

Fica para a história um dia memorável. *enna foi a derrota da nossa Seleção lá no Qatar.

 

No comments: