Thursday, December 15, 2022

“Buick8” (impressões pessoais)

 

Mais um grande livro de Stephen King. É destes  que eu gosto! Quando um simples objeto é dotado de poderes muito estranhos e medonhos.

 

Desta vez é um simples carro que um homem muito estranho abandonou num posto de gasolina e foi recolhido pela Polícia da Pensilvânia.

 

À vista desarmada, era um carro como outro qualquer, um Buick 8 azul. Vendo mais ao pormenor, o carro estava impecavelmente limpo porque algo retraía a sujidade.

 

No entanto, esta singular característica estava longe de ser a mais extraordinária deste veículo. Ele tinha outras características muito peculiares. Ele atraía e ao mesmo tempo assustava. Exercia um poder estranho sobre as pessoas.

 

Eu continuo a dizer que é este tipo de abordagem que melhor funciona num livro ou conto de terror. Pelo menos é o que eu mais admiro. Está um simples objeto sossegado e todos os males são a ele atribuídos. Stephen King consegue dotar os objetos do quotidiano de poderes maléficos como ninguém. Ainda me lembro da incrível história de um simples boneco de porcelana que deu um grande livro.

 

No final da obra, Stephen King contou, como sempre faz e é algo que eu também admiro, o que o levou a escrever esta história. Então ele contou que deixou o seu carro também num posto de gasolina enquanto foi á casa de banho. Havia um miradouro por ali que dava acesso á água. Ele resolveu espreitar e quase caiu. Então ele começou a pensar se o dono do posto da gasolina dava por sua falta e o que faria com o seu carro abandonado.

 

E assim nasceu mais uma excelente história. Das melhores de Stephen King.

 

No comments: