Saturday, January 25, 2020

O que é que não provoca cancro?

<
As últimas notícias dão conta de que existem velas e incensos que são cancerígenos. Já há dias li que beber água da torneira pode provocar cancro da bexiga.

O que virá a seguir ? Que calçar meias pretas no inverno provoca cancro da mama? Ou que beber leite quente às duas da manhã provoca cancro no isófago?

Eu tenho para mim que os especialistas ainda não descobriram bem o que provoca cancro. Não é preciso ir para a faculdade de medicina para saber que o cancro é uma anomalia que se dá no organismo aquando da divisão ou criação de uma célula. Em suma, é uma doença criada no interior do nosso organismo.

Dizem que fumar causa cancro do pulmão. Tudo bem mas, como se explica que alguém que nunca tenha colocado um cigarro na boca apanhe a versão mais mortal deste cancro?

Beber e comer muitas gorduras e poucos legumes causa cancro digestivo. Como explicar que crianças pequenas adoecem com este tipo de cancro, por mais que os seus pais tenham cuidado com a sua alimentação?

Em contrapartida, existem pessoas que chegam a uma idade avançada a comerem de tudo o que faz mal, a beberem álcool e a fumarem mais de um maço de cigarros por dia. Morrem com oitenta anos ou mais.

A verdade é nua e crua, por mais que se tente evitar com mil e um cuidados de saúde, ter ou não cancro talvez seja uma questão arbitrária. Talvez fatores genéticos contribuam para o desenvolvimento ou não da doença mas eu, pessoalmente, não acredito que fatores externos ao nosso organismo sejam decisivos.

Qualquer dia não podemos fazer nada. Por este andar, o simples facto de respirarmos já provoca cancro. Vou até mais longe: apanhamos cancro apenas porque existimos.

No comments: