Wednesday, February 28, 2018

Uma caminhada inesquecível









O Município de Proença-A-Nova convidou inúmeros grupos de caminheiros para um evento anual que se realiza no concelho. Como era a edição número cento e cinquenta, a participação foi muito elevada. Eu confesso que nunca vi tanta gente numa caminhada. Seriam mais de seiscentas pessoas.

Este evento visava dar a conhecer uma especialidade gastronómica local que dá pelo nome de plangaio. O plangaio é uma espécie de farinheira que tem a invulgaridade de ser feita com a bexiga do porco que se enche com carne moída e até ossos.


Ao longo do percurso, foram-nos apresentadas formas inovadoras de cozinhar o plangaio. Deram-nos piza de plangaio, folhados e pãezinhos recheados. Por acaso eu até gostei.

Em termos de percurso, a caminhada foi fácil. Era mais um passeio cultural do que uma caminhada. Talvez tenha sido uma das caminhadas mais bonitas que alguma vez fiz. Numa aldeia de xisto que dá pelo nome de Figueira, fizeram uma representação teatral fantástica. Se me dissessem que era possível fazer algo tão memorável tendo a rua como cenário, eu não acreditava. Espero conseguir colocar aqui o vídeo de uma das partes da peça de teatro que estava realmente muito conseguida.

Durante o almoço, tivemos também oportunidade de conhecer e adquirir produtos regionais.

Devo dizer que foi uma jornada memorável. Este evento encheu mesmo a alma.


No comments: