Tuesday, February 27, 2018

“Maria Severa”- Maria Clara (Música Com Memórias)


Passado mais um aniversário da morte da mina avó, trago aqui uma recordação deliciosa da minha infância e dos maravilhosos momentos com que ela me brindava.

Já não é a primeira vez que aqui invoco uma faceta da minha avó que eu recordo muito bem. Ela sabia cantar e cantava muito, ao contrário da minha mãe que não me lembro de alguma vez ter trauteado uma música que fosse. Mas a nossa avó Marina cantava para nós destas canções antigas que só há pouco tempo soube de quem eram as originais através da Rádio Sim. O fado da Lucília do Carmo que aqui trouxe da outra vez que recordei as cantigas da minha avó eu nem sequer conhecia o original. Ouvia pela minha avó e foi com a voz dela que conheci essa música.

A recordação que tenho com a minha avó a cantar esta música é diferente. Num inicio de tarde, o sol entrava pela sala através das janelas, cobrindo o ambiente de tons dourados. O rádio estava ligado. A minha avó era grande apreciadora de música. Gostava de música portuguesa, claro está. Na altura, aí por volta dos meus dez anos, comecei a achar pouca piada à música portuguesa e mudava sempre o rádio de estação para onde estivessem a passar os hits internacionais da altura. A minha avó protestava.

Nesse dia de que falo, devia ser um pouco mais nova. O rádio passava música antiga e, a certa altura, a minha avó acompanhou Maria Clara a cantar esta música. Sabia-a toda e não ficava a dever nada à grande cantora portuguesa do passado.

No outro dia, também me recordo de ter passado uma outra música que a minha avó também costumava cantar mas acho que não consegui arranjar o nome da música. Algumas podem ter outras versões. Talvez haja mais mas de a mina avó cantar esta canção uma vez lembro-me com bastante clareza.

Em jeito de homenagem à minha avó que faleceu há vinte e nove anos por esta altura, trouxe aqui uma das suas recordações. A sua música. Seguramente a que ela gostava de ouvir e de cantar.

No comments: