Wednesday, August 31, 2016

Pokémon Go

Por todo o lado se ouve falar desta autêntica febre de caçar pokémons por todo o lado e a toda a hora. A moda atingiu pessoas de todas as idades, de diferentes classes sociais, de diferentes latitudes...

Vi pessoal no Egipto com pokémons, uma senhora aí da minha idade que estava com pressa para ir trabalhar...mas mesmo assim ia ver se havia ali pokémons para apanhar...A Polícia chegou mesmo a a intervir nas redes sociais para os perigos de caçar pokémons. É que havia quem invadisse a casa alheia para os apanhar. Também se chegou a cortar o trânsito algures para se caçarem pokémons, organizaram-se grupos enormes também para os caçar em Lisboa...

Eu ia questionando que raio era isso que estava a levar o Mundo inteiro à loucora. O Mundo Inteiro não porque os Chineses estavam de fora e foi mesmo criada uma alternativa para eles. É que a Goolgle na China está bloqueada e sem Google não ha pokémons para ninguém.

Resolvi experimentar e logo cacei dois pokémons mas fiquei sem munições. Como as conseguir? Indo para a rua, pois claro. Mesmo que não se cacem pokémons (para isso é preciso ter paciência, como em qualquer caçada, e isso eu não tenho) conseguem-se as indispensáveis bolas para os caçar.

Com as baterias recarregadas, cacei um terceiro pokémon- o que andava no meu quarto e cuja foto ilustra este post.

As minhas impressões sobre este jogo? Trata-se de algo inovador porque, ao contrário dos videojogos convencionais, este convida as pessoas a sair de onde estão, a ir para a rua, apanhar ar puro, mover-se, mexer-se, apanhar Sol. Isso é muito positivo, contando que não se cometam loucuras como já está a acontecer.

As pessoas estão a ficar obesas, especialmente os jovens porque não largam as consolas, os computadores, as televisões e os telemóveis. E que tal criar-se um jogo que obrigue toda a gente a ir para a rua, a caminhar um pouco, até a dar-nos a conhecer locais onde até passamos todos os dias e não reparamos neles?

De facto esta ideia está muito bem conseguida. As pessoas jogam, divertem-se, saem à rua, descobrem o espaço e apanham ar puro. Seria interessante fazerem-se estudos sobre o impacto deste jogo na perda de peso da população mundial daqui a uns tempos, a mesma que passa horas e horas em frente ao computador e à televisão a comer snacks. Devido às caminhadas que se fazem a caçar pokémons, talvez algumas pessoas percam peso. Isto contando que não vão de carro caçar pokémons, coisa que já me chegou aos ouvidos que acontece em Portugal.

Em termos de acessibilidade para deficientes visuais, eu consigo jogar mais ou menos por causa das cores e das vibrações do telemovel quando encontra um pokémon. O pokémon normalmente é colorido e, com maior ou menor dificuldade, sempre o vou apanhando. Tenho amigos cegos que dizem que não conseguem jogar. Não lhes perguntei a razão porque na altura eu não tinha ainda experimentado o jogo.

Para tudo é preciso uma medida certa e este jogo é bastante interessante, desde que não se cometam excessos. Uma excelente ideia para descontrair depois de um árduo dia de trabalho.

No comments: