Tuesday, May 31, 2016

Descobrindo os sons e os sabores da Guiné



A chuva estragou-nos as nossas actividades da manhã que consistiam numa caminhada no Choupal todos juntos. Sendo assim, não iria fazer nenhuma das duas caminhadas que estava a contar fazer neste fim de semana.

Abreviámos e só comparecemos na ACAPO à hora do almoço que foi preparado pelos estudantes da Guiné Bissau. Logo que se entrava no recinto da delegação, chegava ás nossas narinas um cheiro forte e apetitoso a comida bem condimentada. Quando chegou a hora do almoço, pudemos comprovar que o Cafriela (assim se chamava o prato) sabia tão bem como cheirava.

Depois do almoço tivemos mesmo contacto com a música e a cultura da Guiné Bissau. Eu adorei tocar nos tambores. Estive ali toda a tarde e ajudei depois os meus colegas a experimentarem aqueles sons.

Já há muito tempo que não me divertia tanto. Aquilo era de facto libertador. Gostei imenso. Estava feliz, descontraída, livre. Era essa a sensação que dava. Todos nós estávamos assim, pois depressa demos largas à nossa imaginação com aqueles sons.

Ficou a promessa de outras actividades como esta. Tanto os estudantes guineenses, como os associados da ACAPO estavam contentes com a troca de experiências que ali se proporcionou. Pela minha parte, serei a primeira a alinhar. Gostei imenso desta actividade.

No comments: