Monday, September 04, 2023

Até solas romper

 

Regresso da participante 5025 a terrenos acidentados.

 

O Penacova  Centro trail realizou-se ontem. O projeto Sexto Sentido esteve presente com duas participantes. Uma delas fui eu que participei na caminhada que teve cerca de catorze quilómetros, parte deles de elevado grau de exigência, algo com que já estava a contar. Conhecia razoavelmente bem esta zona por já ter feito outras caminhadas anteriormente. Já sabia ao que vinha e dali não poderiam surgir facilidades quanto ao terreno.

 

A manhã estava agradável para este tipo de  atividade. Não estava calor, o tempo estava nublado e a chuva só apareceu no final depois de já termos enfrentado enormes pedras que eu julgava estarem escorregadias, o que iria aumentar ainda mais o desafio. Felizmente isso não aconteceu.

 

A certa altura, de tanto enfrentar pedras enormes, fiquei sem sola numa das botas, algo que só veio aumentar ainda mais a dificuldade.

 

Foi a primeira caminhada em trilho a sério que fiz nos últimos quatro anos. Em 2020 tive uma curta amostra em penela que foi a última caminhada que fiz antes do confinamento. Depois, por várias razões, não regressei até ao dia de ontem e logo com um grande desafio pela frente superado com enorme sucesso e grande satisfação.

 

Nessa última caminhada que fiz apercebi-me que agora, que não vejo, tenho menos medo dos trilhos, especialmente a descer. Quando me diziam que as pessoas cegas totais conseguiam fazer melhor os trilhos do que eu, eu respondia que era por não olharem para o caminho. Isso confirma-se. Consegui fazer melhor este trilho do que há seis anos atrás quando também houve uma caminhada bem dura por aqueles terrenos. Passámos por alguns.

 

No final a satisfação era enorme, apesar do cansaço mas sem nos cansarmos não vale a pena praticar Desporto,  seja ele qual for, ainda para mais um tão desafiante e exigente como este em que temos de estar com atenção ao terreno que pisamos.

 

Agradeço ás três pessoas que me ajudaram. Parte do sucesso também se deve á sua ajuda.

 

Já aguardo ansiosamente por novos desafios que são já no próximo domingo mas em estrada. Simbolicamente vou aventurar-me na corrida de estrada no local onde fui muito feliz.

 

No comments: