Wednesday, March 08, 2023

“Todos Devemos Ser Feministas” (impressões pessoais)

 

Comemora-se hoje o  Dia Internacional da Mulher. Eu sou contra este tipo de efeméride, já tive oportunidade de o dizer por aqui muitas vezes ano após ano. E olhem que este meu humilde espaço caminha já para uma certa idade.

 

Dia da mulher devia ser todos os dias e comemorar este dia indo para a entrada de um centro comercial dar  flores e beijinhos ás mulheres que passam é para mim um sinal da acentuação daquilo que a sociedade espera e pensa das mulheres. Esta gente que um dia foi para um certo lugar oferecer flores e beijos já parou para pensar se todas as mulheres gostam realmente de flores e de beijos. Vou dizer uma coisa, e penso que já não é a primeira vez que o digo: eu odeio flores. Não as suporto mesmo. Também sou um pouco avessa a contacto físico, seja ele qual for.

 

Falando um pouco desta obra, a autora retrata aqui a realidade da Nigéria que é um país ainda  com uma cultura baseada em tribos e em crenças. De uma forma ou de outra, a sociedade ainda continua a rotular as mulheres, a esperar delas o que muitas vezes elas não são.

 

Eu cansei-me cedo de adotar aquele comportamento típico feminino. Achei que só me estava a desgastar e a me deixar infeliz. Pouco me importa o que as pessoas pensam.  O que me importa é estar bem comigo mesma.

 

Independentemente do género, cada um tem o direito de fazer as suas escolhas sem as barreiras do  azul ou  do rosa. O  importante é a pessoa ser como é.

 

Se calhar noventa por cento das mulheres apreciam chegar a um centro comercial e ser-lhes oferecida uma flor e dois beijos na cara. E as restantes dez por cento? Já pararam para pensar como ficam?

 

É por isso que sou contra o dia da Mulher, apesar de compreender por que foi instituído.

 

No comments: