Thursday, March 30, 2023

“O Eneagrama” (impressões pessoais)

 

Eu sou do tipo 5, sem dúvida?

 

Volto às questões da personalidade e de testes para aferir características.  Desta vez surgiu este livro que aborda o eneagrama. Confesso que nunca tinha ouvido falar em tal coisa.

 

O eneagrama foi criado pelos  sufis, uma corrente mais mística do islamismo. Foi depois adaptada á psicologia e outras ciências sociais. Visa melhor entender o comportamento humano e as nossas relações com os outros.

 

Consiste numa estrela de nove pontos que corresponde a nove tipos de personalidade. Cada tipo tem as suas características.

 

O que torna este livro muito interessante e prazeroso é o facto de podermos adivinhar a que tipo de personalidade pertencemos nós, os nossos amigos, os nossos familiares ou até mais remotamente uma pessoa famosa. Para dar um exemplo, Madonna pertence ao tipo 2 e  Ringo Star pertence ao tipo 9.

 

Depois há ainda os  subtipos e outros testes mais  complexos mas no geral dá para inserir uma pessoa num tipo de personalidade.

 

Eu facilmente cheguei á conclusão que pertenço ao tipo 5  que corresponde a alguém que prefere a solidão e a  introspeção, cingindo-se a observar e não a agir. Alguém que aprecia mais as questões ligadas ao pensamento e menos á ação.

 

Por curiosidade, enquadrei a minha mãe no tipo 1, a minha irmã no tipo 3 e o meu pai e o meu cunhado  ambos no tipo 8.

 

Fica aqui a pergunta que me assola a mente: e o taremi? A que tipo pertence? Ao 9 talvez…

 

No comments: