Monday, October 01, 2018

Não percebo por que fuma o Ser Humano


Já tenho dado por mim a refletir sobre o porquê de o Ser Humano ter um vício tão sem sentido como o ato de aspirar fumo tóxico para os pulmões.

Tolero melhor o vício do álcool do que o vício do tabaco pela simples razão de que beber está na nossa natureza. Ingerir líquidos é essencial para a nossa sobrevivência. É tudo uma questão de escolha do que se bebe. O mesmo não se aplica ao fumo e às drogas que já são, no meu entender, contra-natura.

Sinceramente, não sei quem foi que primeiro teve a ideia de enrolar umas ervas, deitar-lhes o fogo, levar à boca e aspirar, como se isso fosse a melhor coisa que alguma vez se experimentou na vida. É um vício simplesmente estúpido e nunca ouvi dizer que fumar com moderação fazia bem à saúde, ao contrário das bebidas alcoólicas consumidas com conta, peso e medida.

Nunca levei um cigarro aos lábios, nem tenciono levar. Não compreendo as pessoas que entram em pura ressaca se acaso não há cigarros para fumar. Uma vez, uma colega minha estava com uma gastroenterite e dizia que não podia com o cheiro da comida. Passados poucos minutos, la estava ela de cigarro aceso, toda refastelada, sentada numa cadeira de perna cruzada. Então eu perguntei-lhe se acaso ela não estava doente para fumar. Ela disse que não. Ainda a mesmíssima criatura, vendo-se de bolsos vazios, andou a catar as ervas do terraço para as enrolar em papel e as acender depois. As figuras tristes que uma pessoa faz…

Nem adianta puxar pela minha cabeça (até porque eu necessito dos neurónios) para outras coisas, a tentar perceber por que tanta gente fuma. Para mim é simplesmente o vício mais sem sentido que o Ser Humano pode adquirir.


No comments: