Wednesday, June 13, 2018

O guarda-redes do Uruguai

Faltam poucas horas para o início do Mundial 2018. Mal posso esperar pelo começo da competição. Enquanto isso não acontece, trago aqui a primeira memória que tenho com um Campeonato do Mundo de Futebol.

Talvez este episódio tenha ocorrido no Mundial do México em 1986. Tinha eu então nove anos. Situo este episódio nesse Mundial porque me lembro de a imagem ser ainda a preto e branco e nós lá em casa só tivemos televisão a cores pouco tempo antes de a nossa avó falecer, em 1989. O Mundial de 90 já foi visto a cores e eu lembro-me de ter visto a Argentina a jogar contra a Alemanha. Lembro-me que a Alemanha jogou com o equipamento alternativo- camisola verde e calções brancos.

Recuemos então mais atrás no tempo, seguramente. Não sei com quem jogava o Uruguai mas não tenho dúvidas que era o Uruguai que estava a jogar e era desse país o guarda-redes que eu me lembro de ver rebolar no chão.

Nesse tempo, não via muito Futebol, mas sempre que apanhava um jogo, ficava ali a ver e foi isso que aconteceu nesse dia. Vi que o guarda-redes se rebolava no chão. Talvez fosse a primeira vez que vi tal coisa e logo a minha mente começou a trabalhar a duzentos à hora. Se ainda hoje trabalha, imaginem a imaginação que não teria com nove anos de idade.

Estava apenas e só o indivíduo no chão. Agora lembro-me que ninguém o ia socorrer. Provavelmente estava a queimar tempo. Isto já são conjeturas de agora, que vi milhares de jogos, seguramente. Comecei então a imaginar como estariam os familiares e amigos dele a ver o jogo e aquele lance em particular. Estariam preocupados. Depois a minha mente resvalou e comecei a imaginar como era a casa dele, por dentro e por fora. Até imaginei como seriam as casas ao lado da sua.

O primeiro Mundial que acompanhei de uma ponta à outra foi o de noventa e quatro. Aí já com outra bagagem futebolística.

No comments: