Thursday, June 07, 2018

“Le Vent Nous Portera”- Noir Desir (Música Com Memórias)



Há duas razões pelas quais hoje trago esta música estranhíssima. A primeira é que o Mundial está à porta e a segunda é que, por via disso, Portugal faz o seu último jogo de preparação frente à Argélia.

Decidi recuar precisamente ao último Mundial em 2014 no Rio de Janeiro. A onda média da Antena 1 dava os relatos de todos os jogos do Mundial. Nos intervalos das partidas, passava sempre música dos países que estavam a jogar, quer músicas de apoio às seleções, quer outro tipo de músicas.

Vou falar daquele início de noite em que a França jogou precisamente com a Argélia- um dérbi, portanto. Estava-se no intervalo dessa partida e, por entre as já citadas canções de apoio às duas seleções, surgiu esta música que eu achei completamente a despropósito. Mas que raio era isto? Para apoiar a Argélia ou a França?

Como estávamos no intervalo do jogo, tinha passado pelas brasas. Fiquei abismada a ouvir isto. Apesar de não saber o nome da música e do intérprete, tentei a minha infalível tática de encontrar músicas- escrever uma parte da letra. Foi assim que encontrei.

A partir desse dia, sempre que ouço falar em Argélia, mais do que ouço falar em França- música francesa não falta- a primeira coisa que me vem à ideia é esta música que logo ecoa na minha cabeça ainda com os acordes estranhos e completamente a despropósito que ouvi da primeira vez, em junho de 2014.

No comments: