Thursday, March 10, 2016

Dez anos

Hoje este meu humilde espaço completa dez anos de existência. Como o tempo passa! Parece que foi ontem que o criei na sala de informática da ACAPO depois de um treino de mobilidade que consistia em não me afastar do muro. Estava com os olhos vendados e com uma bengala branca.

Depois de quase dois anos complicados em que deixei completamente de escrever fosse o que fosse, precisava de um impulso para continuar e esse impulso surgiu com o sucesso dos Gato Fedorento que terão começado a partir de um blog. Eu andava inquieta, pois não sabia o que raio era isso de blog. Havia muita gente que tinha blogs, pessoas famosas, cidadãos anónimos, neles escreviam sempre alguma coisa.

Depois de ter ficado sem a minha página que também dava para escrever, queria recomeçar a escrever e queria-o fazer rapidamente. E assim foi construída esta ideia, posta em prática alguns dias depois, numa tarde de sexta-feira, na véspera de uma excursão a Évora.

Comecei devagar. Os primeiros textos que aqui podem ser encontrados nada têm a ver com o que hoje é este espaço. Comecei por narrar as minhas revoltas e inquietações (na altura ainda eram muitas devido ao meu estado de saúde e ao que tinha passado). Os primeiros tempos deste espaço conheceram depois textos em forma de diário mas depois eu achei que havia acontecimentos que mereciam uma entrada só para os relatar. Em 2006, alguns meses depois de esse espaço estar online, vivi alguns dias de sonho que também foram amplamente narrados.

As coisas foram andando, até que acabei a formação e os estágios e fui para a minha terra. Aí o meu blog sofreu uma interrupção, para voltar em força quando entrei novamente para a vida activa em 2010. A partir daí, tem tido uma actividade regular, até porque preciso de ter alguma coisa para me distrair e para matar o bichinho da escrita.

Hoje em dia, nada é como em 2006. Este espaço hoje serve para abordar tudo e mais alguma coisa. Ultimamente tenho falado mais de música porque é ela que dá impulso à minha vida. Seria impensável eu viver sem música.

Os sonhos são talvez os posts mais interessantes deste blog. Às vezes dou por mim maravilhada, algum tempo depois, a ler um post desses. Normalmente são escritos na manhã a seguir a acontecerem, vão sendo substituídos por outros mas ficam registados aqui para a posteridade. A desvantagem dos posts de 2006 em relação aos sonhos tinha a ver com o facto de não serem tão realçados. Lembro-me de dois nessa altura que andavam lá pelo meio de outros acontecimentos desse dia. Se a memória não me falha, um deles estava mesmo em plano muito secundário e foi um dos que mais espanto me causou. Estou-me a referir àquele sonho em que eu matei dois bandidos que me perseguiam de carro e fui recebida na minha aldeia como heroína. Também há o sonho da ida para a cadeia. Esse também foi incrível. Assim mais recentemente também há um muito curioso passado em tempo de guerra.

Depois, já com entradas para cada assunto, realço as experiências fora do corpo (foram duas) e aqueles sonhos que se realizaram (foram alguns).

A leitura também aqui mereceu destaque. Foram muitos os livros que li e aqui partilhei as minhas impressões sobre eles. Isso vai continuar já no post seguinte.

O Desporto, as caminhadas e todas as outras actividades também vão continuar por aqui a ter destaque com as minhas crónicas e fotos. Assuntos não vão faltar por aqui.

Com as redes sociais, pude divulgar também este meu espaço e mais pessoas podem ler o que vou publicando. Na altura ainda se falava pouco ou mesmo nada de redes sociais. Havia os blogs e mais nada e mesmo os blogss eram o último grito da informação partilhada.

Não me vou alongar mais neste post comemorativo. Quem diria que hoje estaria aqui a comemorar dez anos do meu blog!

No comments: