Thursday, November 05, 2015

Prurido em cortejo fúnebre



Eis-me de volta com mais uma descrição de um sonho daqueles que não gosto de ter. Quando acordei, havia barulho no andar de cima e ainda não eram duas da manhã. Estas noites são intermináveis.

Eu pensava que eram aí umas cinco da manhã, tal já era a actividade onírica. Afinal, terá sido por eu me ter deitado bastante cedo.

A cena fabricada pelo meu subconsciente passa-se entre a minha eira, o meu quintal e a estrada. Andava no quintal com a minha mãe a apanhar tapetes e outras peças de roupa que ainda se encontravam húmidas. Não é que fosse chover para haver pressa em as apanhar. Estava era a ficar de noite.

A hora tardia de um Sábado sem chuva não inviabilizou que passasse à minha porta a pé um cortejo fúnebre. Como a claridade já não era muita, viam-se perfeitamente as velas e os vultos das pessoas a rezar e a fungar. Parece que o falecido até era um senhor da minha terra que por acaso já morreu aí há coisa de vinte anos. E ia para o cemitério de Vila Nova?

Nós seguimos o cortejo mas eu ia com uma comichão danada numa perna que ia cheia de borbulhas. Tinha de parar quase de minuto a minuto para me coçar avidamente e como se não houvesse amanhã. Entretanto o cortejo seguia e eu ficava para trás.

Quando voltei a adormecer depois de ter acordado, o cenário do sonho não se alterou.

No comments: