Tuesday, December 23, 2025

“obsessão Fatal” (impressões pessoais)

 

Tess Gerritsen é pelo contrário uma das autoras que mais gosto de ler.

 

Juntamente com outro autor, ela traz-nos este policial. Dois detetives são chamados ao local de um suicídio. A jovem universitária de 22 anos atirou-se do quinto andar e ficou esborrachada na calçada.

 

Uma das detetives, também ela mãe de duas jovens, repara que a  jovem não tinha motivos para tirar a própria vida. Tinha uma refeição preparada, uma carta de aceitação na pós-graduação que tanto queria…

 

A autópsia revela que a jovem sofreu uma enorme pancada na cabeça antes de ter caído para o vazio. De suicídio passou-se a investigar um homicídio. A detetive vem a saber que a jovem era muito possessiva com as suas relações amorosas. Perseguia o ex-namorado e depois transformava a vida do seu professor, com quem teve um caso, num inferno. Motivos para a matar havia de sobra.

 

Este livro acaba por ter um desfecho surpreendente. Não estava á espera. Simplesmente genial!

 

“Daisy Miller (impressões pessoais)

 

Este é um romance de época da autoria de Henry James. Também é a primeira vez que leio algo deste autor.

 

Trata-se de um pequeno livro que retrata a diferença de costumes entre os Estados Unidos e a Europa onde a era vitoriana ainda se faz sentir, impondo regras rígidas de comportamento ás mulheres principalmente.


Daisy é uma jovem americana muito á frente no seu tempo. Se fosse agora, o seu comportamento nada tinha de mais. Naquela altura ela comportava-se de forma escandalosa. Falava com todos os homens, tinha mais amigos do sexo oposto e divertia-se. Mas que mal tinha isso? Naquela altura, falar com homens era quase como se ser mulher da vida. Incrível! Se essas pessoas viessem cá hoje, coravam do vermelho mais vivo e luminoso porque não há diferença entre falar para um homem ou uma mulher. Pode-se sair com quem se quiser e ainda bem.

 

Digamos que Daisy depois tem o seu castigo por sair sozinha com um cavalheiro: acaba por morrer.

 

Eu acho piada a estes livros, a estas pessoas. Ainda bem que eu não vivi nesse tempo, julgo eu. Se foi, foi noutra vida e, felizmente, não me lembro.”

 

Monday, December 22, 2025

“Mistérios Submersos” (impressões pessoais)

 

Vamos até ao Canadá conhecer a história de Chloe Cooper, 40 anos, empregada de bar e passeadora de cães.

 

Chloe é uma stalker. Assim que os novos vizinhos se mudam para a casa em frente, ela aproveita o facto de não haver cortinas nas janelas para espiar a intimidade deles. Logo ganha uma obsessão pela sua vizinha, a ponto de a ir ver nadar todas as manhãs, sob pretexto de ir passear o seu cão. Mas um dia algo de grave acontece…

 

Chloe é testemunha de um crime. Isto vai levar a uma espiral de violência, mentiras e mistérios a virem ao de cima.

 

Acho que este é o primeiro livro que li desta autora, foi-me sugerido e gostei bastante.