Thursday, April 17, 2025

“A Mulher No andar De Cima” (impressões pessoais)

 

Mais um vertiginoso livro da escritora do  momento- Freida MCFadden.

 

Desta vez ela conta a história de Sylvia que mal tem dinheiro para pagar a renda da casa. Adam encontra-se no mesmo restaurante em que ela é acusada por uma velhota de a ter assaltado para roubar a carteira quando na verdade Sylvia salvou a senhora de morrer engasgada com uma salsicha.

 

Adam defende  Sylvia das acusações e convida-a a ir trabalhar em sua casa para tomar conta da sua mulher doente. Victoria apresenta-se com lesões cerebrais por ter caído das escadas. Embora pressentindo alguma coisa, Sylvia nem sabe no que se vai meter. Uma casa de loucos?

 

Mais uma vez a autora cria um cenário de uma casa de onde não se pode sair devido á neve. Uma casa  grande e isolada, como a autora diz que é a dela. Isso acontece em quase todos os seus livros.

 

Com as típicas reviravoltas, Sylvia confronta-se com uma teia de mistérios e mentiras e fica sem saber quem diz a verdade. Onde é que eu já vi isto?

 

Victoria pinta adam no seu diário como um homem abusivo e controlador, exercendo sobretudo violência psicológica sobre si. Em contrapartida,   Victoria também seria  ciumenta e possessiva. O resultado eram discussões frequentes entre  o casal.

 

Crimes foram cometidos. Ninguém sai impune. Onde Sylvia se foi meter!

 

“Viagens Dentro De Mim” (impressões pessoais)

 

Um colega nosso, o Paulo, colocou o seu conto no nosso grupo para lermos e as opiniões foram  Unânimes. Trata-se de um conto excelente.

 

Já há dias ele me tinha disponibilizado o manuscrito do seu livro para  eu dar a minha opinião.

 

No caso deste conto, muita gente se revê nesta situação. Acordamos a horas mortas da madrugada ou simplesmente não conseguimos adormecer. Aí a mente vagueia e vai cada  vez mais vertiginosamente buscar pensamentos e memórias que nem imaginamos.

 

Muitas vezes pegamos no telemóvel, vamos ler um livro ou ver televisão. Outras vezes ficamos reféns da nossa mente inquieta que teima em não abrandar quando o devia fazer. Então os pensamentos surgem, atropelando-se e por vezes causando sentimentos exacerbados.

 

Este conto também foca os tempos de hoje em que trocamos a presença física pela presença virtual.

 

Muito bem escrito  e  muito bem retratado. Também eu por vezes passo pelo mesmo.

 

Wednesday, April 16, 2025

“Nem Todas As Árvores Morrem De Pé” (impressões pessoais)

 

Estreia de Luísa Sobral nesta aventura que é a escrita de livros.

 

São alguns os músicos ou cantores que se aventuram também na Literatura. Leonard Cohen foi um desses casos. Chico buarque talvez seja o exemplo mais flagrante. Terá de ser um cantor ou músico que também saiba compor, escrever as próprias canções.

 

Toda a gente sabe que Luísa sobral foi autora  da canção que, até á data, nos deu a única vitória no Festival Eurovisão em 2017. Ela escreveu e o seu irmão deu voz.

 

No seu  romance de estreia, ela conta-nos a história de duas mulheres de diferentes gerações numa Alemanha dividida.

 

Trata-se de um tema muito pouco aprofundado, digo eu. A admiração é ter sido escrito por uma autora portuguesa mas ela parece que se inspirou numa história real.

 

Seja como for, Luísa Sobral está aprovada como escritora.