Saturday, August 24, 2024

“o Caçador do Verão” (impressões pessoais)

 

Passamos agora para a literatura nacional.

 

O jornalista e escritor  Hugo Gonçalves traz-nos esta história do José que vai visitar o avô ao lar mas este é hospitalizado.

 

Ele que tinha chamado o neto que se encontrava no algarve para lhe dizer algo.

 

O avô de José perdeu a mulher e as duas filhas. Resta-lhe os netos. Ao longo desta obra, vamos conhecendo a história de José que vai atravessando algumas mudanças e oscilações políticas bem rápidas num Portugal em constante ebulição.

 

Aqui são contados alguns acontecimentos reais ou ficcionados. Episódios que eu me recordo perfeitamente. O motim na cadeia de Vale Judeus foi um enorme acontecimento. Aqui os nomes estão alterados mas eu sei do que é que o autor estava a falar.

 

Por uns tempos a minha mãe tinha medo de abrir a porta de casa, sobretudo a meio da noite com medo de que esses bandidos que fugiram da prisão e ainda andavam a monte tivessem fugido para as imediações da minha aldeia.

 

O que seria desse acontecimento se houvesse na altura CMTV. Se na altura, só com dois canais de televisão, era o que era…

 

Um livro interessante  sem ser propriamente um dos que mais me agradou ler. Também basta ver que vinha de caviar e tive de comer coirato em termos de literatura.

 

No comments: