Thursday, July 26, 2018

“Breve História Da Civilização” (impressões pessoais)

“Um homem é um macaco de calças”

Há livros com os quais muito aprendemos ou relembramos matérias dadas nas aulas de História que há muito foram esquecidas.

Esta obra de Will Durant foi uma delas. Não é um livro de ficção mas conta histórias. Muitas histórias. Narrativas do que aconteceu desde o início do Homem até quase ao nosso tempo. A forma como os acontecimentos eram descritos neste livro tornava-o atrativo para a leitura de uma obra que, aparentemente, não tinha o sal e a pimenta dos livros que é o suspense de que tanto gosto.

Ao longo desta leitura, fui ao Google algumas vezes, sobretudo para procurar imagens de quadros que eram descritos e que eu imaginava primeiro e ia ver depois. Confesso que eram completamente diferentes de como os tinha imaginado inicialmente.

Foi através desta obra que cresceu em mim mais um sonho. Um desafio que espero realizar. Fazer uma viagem à Itália para ver grandes obras e monumentos. Provavelmente irei só a algumas cidades, que o dinheiro não abunda. Fiquei com vontade de conhecer algumas coisas.

Resumindo e concluindo, se houve obra que realmente me ensinou bastante, terá sido esta. Li-a com mais avidez do que li os livros de História quando andava a estudar e eu até gostava de História, por acaso. Não gosto é que me digam o que devo ou não ler.

No comments: