Thursday, December 13, 2018

Despedindo-me da Feijoa com emoção

Sonhei que estavam muitas pessoas reunidas na eira de minha casa. Pareciam os belos tempos da matança do porco. Só que não era um porco que iam matar...era a Feijoa.

Eu estava bastante apreensiva, apesar de me ir embora dali a nada. Não iria assistir a esse momento.

Feijoa encontrava-se enroscada nuns farrapos a um canto. Tinham-na molhado com uma mangueira- vá-se lá saber para que fins. Talvez fizesse parte de um ritual macabro, sei lá.

Não havia nada a fazer. Vergada pela idade e pela doença, Feijoa tinha de ser abatida. Aqueles homens reuniram-se ali para acabar cruelmente com aquela vida a quem nunca faltou amor e carinho.

Feijoa estava a lavar-se, tentando secar a água que lhe colocaram para cima. Eu abraçava-a de forma sentida. As lágrimas toldavam-me os olhos. Um sentido quadro de despedida. Parecia estar a adiar o inevitável.

Quando eu saísse dali, saberia que a vida da Feijoa chegaria também ao fim. Isso fazia-me doer por dentro. Estava difícil de aceitar.

No comments: