Saturday, August 30, 2014

“Malmequer” (impressões pessoais)


Este é mais um livro que trouxe de casa. Por acaso também é da minha irmã. Ela emprestou-me dois para ler.

Pedro Strecht é psiquiatra infantil e escreveu uma obra de ficção onde está bem marcada a sua realidade de lidar muitas vezes com crianças desfavorecidas, vítimas de maus tractos e institucionalizadas. Eu até julgo que Pedro Strecht trabalhou na Casa Pia. Pelo menos tenho essa ideia.

Nesta obra, é narrada de forma simples, recorrendo aos diálogos com linguagem corrente e acessível, a história de Rui Daniel desde o seu abandono à porta de uma idosa até à idade adulta.

Ao longo da sua infância, Rui lida com outros jovens problemáticos e isso leva à sua institucionalização num lar para jovens em risco.

Quando sai da instituição, Rui depara-se com tudo mudado no lugar onde cresceu. Os seus amigos seguiram destinos diferentes e nada mais restava.

Esta obra acaba por ser emocionante e apela ao sentimentalismo de quem ler. Pelo menos eu emocionei-me a ler isto.

Há quanto tempo é que eu não leio um livro de Daniel Silva? Há uns bons meses e, desse escritor, quantos livros encontro, quantos compro. Vou ler mais um- “O Caso Rembrandt”

No comments: