Friday, January 31, 2025

Outro cão

 

Sonhei que tinha de percorrer um longo caminho a pé por trilhos.

 

Certa vez achei um cão amarelo que em nada se distinguia de outros cães e levei-o para casa.  Apesar de a minha mãe inicialmente não ter achado piada, lá acabou por o acolher.

 

Dias depois, foi uma cadela que encontrei. Levei-a também para casa. Também a minha mãe começou a discutir mas acabou por a fechar.

 

Algum tempo depois, indo eu a pé numa zona de pinhal, encontrei um cão muito semelhante ao primeiro. Trazia uma coleira com brilhantes. Combinando com a minha irmã, tirámos a coleira do cão e trouxemo-lo também para casa. O plano era não dizer á minha mãe que havia outro cão. Queria ver a cara dela quando visse os dois cães juntos.

 

O cão que acabávamos de trazer estava deitado na eira. A minha mãe fazia-lhe festas, pensando ser o cão que já lá estava há mais tempo. Por detrás surgiu o outro cão e a cara da minha mãe ao ver dois cães quase iguais foi de espanto, surpresa, incredulidade e cólera ao mesmo tempo. Como era possível estarem ali dois cães? Isto era gozar com a boa vontade…

 

Eu ria-me. Fui eu que trouxe este último cão. Veio atrás de mim e eu tive esta ideia peregrina.

 

Este sonho surgiu por eu ontem ter ligado para casa e a minha mãe me ter contado as tropelias do cão que lá apareceu. Felizmente é só um…

 

Salvamento in extremis

 

Afinal os piores cenários de ficarmos sem equipas nas competições europeias não se confirmaram. Esta última jornada foi alucinante. Por mais que hajam críticas á UEFA por sobrecarga de calendários, em termos de espetacularidade, não há melhor do que este modelo em que cada golo conta. Mais do que a vitória ou a derrota.

 

Na Champions league, a conferência luso-italiana foi produtiva. Na difícil deslocação a Turim, após dias conturbados em que os jornalistas da CMTV nem dormiram só de arranjar lenha para alimentar o fogo dos áudios da garagem do Estádio Da Luz, o Benfica respondeu em campo, derrotando categoricamente a Juventus por 0-2.

 

O Sporting recebeu em casa o  Bolonha e empatou a uma bola nos instantes finais. Os leões passaram grande parte do jogo com a corda na garganta.

 

Porto e Braga tinham a mesma espinhosa tarefa de seguir em frente, desta vez na Liga Europa. O braga até venceu em casa a Lazio mas foi curiosamente o Porto que retirou os arsenalistas de prova também nos instantes finais.

 

Seguimos em frente na próxima fase apenas com o Braga pelo caminho. Benfica e Sporting na Champions, porto na Liga  Europa e Vitória de Guimarães na Conference league.

 

Ainda podemos sonhar…

 

“A Cirurgiã” (impressões pessoais)

 

Ainda nas sugestões de leitura para este primeiro mês de 2025, surge um livro que eu queria muito ler.

 

O inicio desta história parece-se muito com os  cenários de robin Cook passados no interior dos hospitais.

 

Temos Anne que faz uma rotineira cirurgia a um aneurisma de um paciente. Ele tem uma paragem cardíaca. Enquanto o reanimava, Anne reconheceu-o e imediatamente decretou o óbito. Será ela uma criminosa?

 

Do outro lado temos Paula- a sua rival. Ela quer tirar tudo de Anne e vai servir-se deste caso para a derrubar.

 

Mas para o final está guardada uma grande surpresa. Afinal Anne e  Paula terão mais motivos para se unirem do que para se separarem. Ambas tinham contas a ajustar com o homem que morreu nas mãos de Anne.

 

Houve quem não tivesse gostado deste livro. Eu adorei.