Saturday, September 21, 2024

A nova Champions

 

Sporting e  Benfica estrearam-se nos novos formatos das competições europeias. Duas vitórias neste novo modelo que está a causar críticas entre os jogadores de topo pela sobrecarga dos calendários.

 

O sporting recebeu o lille em casa e venceu por 2-0, ao passo que o Benfica se deslocou a Belgrado e bateu o Estrela Vermelha por  1-2.

 

Sobre estes protestos de jogadores que até já pensam em greve, não deixam de ter razão, pois sofrem na pele o cansaço físico e psicológico deste calendário frenético. Aqui a solução passaria por impor certos limites para salvaguardar a saúde dos atletas. Retroceder é impossível por causa das receitas e do sustento financeiro para os clubes. Como defende Luís figo, têm de haver mais jogos para gerar mais receita para depois ser possível os jogadores ganharem o que ganham.

 

No meu entender, a solução seria impor uma política de salvaguarda da saúde dos jogadores. Talvez impondo um limite de jogos ou de minutos por época. Um plantel tem mais de vinte jogadores e os grandes clubes têm equipas jovens também. Para permitir  que os melhores estejam sempre a alto nível sem risco, seria sensato, até para fazer crescer outros jogadores, que nas competições internas e nos jogos mais fáceis, se desse oportunidade a segundas linhas dos planteis. Em suma, não jogarem sempre os mesmos.

 

Aparte as críticas com fundamento dos jogadores, este novo formato da Champions promete espetáculo, proporcionando ao adepto mais razões para consumir futebol de grande qualidade.

 

No comments: