Monday, September 23, 2024

“”Exorcismo” (impressões pessoais)

 

Este foi o episódio original que deu origem ao livro de ficção e depois ao filme que causou sensação e atingiu grande sucesso de bilheteira.

 

Por acaso eu vi o filme antes de ler o livro que teve depois uma sequela.

 

Mas este é o episódio real que inspirou a história de ficção. Desde logo foi trocado o género e a idade da criança. Originalmente o possesso foi um menino chamado Robbie.

 

Ao ler isto, ainda fico com dúvidas, apesar de acreditar que há algo para alem da nossa compreensão. Muita gente diz que há entidades que povoam casas e podem apoderar-se de pessoas. Não se devem confundir estas entidades com espíritos de pessoas mortas. Dizer que alguém que morreu está a possuir uma pessoa viva é completamente errado. O que pode acontecer é esse espírito tomar a forma da pessoa falecida para enganar, assim como toma muitas outras formas e se manifesta de diferentes maneiras.

 

Sei de pessoas que já passaram por situações dessas, para as quais não há explicação. Também há tempos li relatos impressionantes de pessoas especializadas no tratamento desses fenómenos. Fiquei sem saber o que dizer.

 

Acredito que não se deve bulir com certas coisas. Ás vezes os miúdos da idade de Robbie sentem curiosidade e brincam com coisas que não devem brincar. Mesmo gente adulta vulnerável pode ter consequências imprevistas.

 

De referir que Robbie se converteu ao Catolicismo. É algo que também me causa alguma admiração. Os espíritos só possuem cristãos? Haverá alguma explicação para isso? Tenho ouvido relatos que as pessoas ficam piores quando se inicia o exorcismo e muitas vezes não resistem. Isso é muito abordado no cinema e na literatura. Também já ouvi dizer que na vida real os exorcismos fizeram vítimas.

 

Sinceramente, não sei o que pensar…”

 

No comments: