Wednesday, June 24, 2026

Candidatura assumida?

 

Portugal tinha de vencer e conseguiu. Vitória categórica e inequívoca sobre o Uzbequistão por 5-0.

 

Cristiano Ronaldo, que havia sido tão criticado no último jogo, acabaria por marcar dois golos e ser decisivo neste triunfo. Nuno Mendes, Rafael  Leão e um autogolo fizeram a diferença no marcador.

 

No outro jogo a contar para o nosso grupo, a  Colômbia venceu a república Democrática do congo por 1-0, ficando logo apurada. Os  colombianos serão os nossos adversários na última jornada.

 

Nos outros jogos, Inglaterra e Gana empataram a zero e a Croácia venceu o Panamá por 1-0.

 

A última jornada da fase de grupos arranca já hoje. A  emoção vai redobrar. Aguardam-se jogos espetaculares, como já houve alguns.

 

“O Anjo Literário” (impressões pessoais)

 

Vamos até à Guatemala e encontramos esta obra que está um pouco confusa e que tem Eduardo halfon como seu autor.

 

Mais do que falar deste livro que apresenta alguns recortes desencontrados e confusos sobre o que levou alguns dos escritores clássicos a escrever e também o  próprio autor, vou contar aqui um pouco do que me impulsiona a escrever. Vou ter oportunidade de voltar a desenvolver este tema num próximo texto.

 

Eduardo Halfon acredita que qualquer escritor terá tido um dia algo ou alguém que o impulsionasse a escrever, uma espécie de anjo ou voz interior.

 

Eu gosto de escrever, embora nunca tenha arriscado em escrever um livro. Nem juntando todos os meus contos.  Talvez um dia faça isso.

 

Não se trata de uma voz interior, simplesmente a ideia surge. Inspiração talvez seja o termo mais apropriado. Quantas vezes não senti eu a vontade de escrever quando não era possível o fazer naquele momento e chegar para colocar a ideia no papel, ou no computador, neste caso, e já não sentir o mesmo  Frémito!

 

Por exemplo, tenho algumas ideias que surgiram há tempos para contos. Na altura era para ontem. No caso de alguns deles, passou mais de um ano. A ver se eu os escrevi!

 

Irei desenvolver ainda esta temática noutro post.

 

“Santiago” (impressões pessoais)

 

Leio agora uma crónica de viagens escrita por Ruth Mattos.

 

Depois de mais de trinta anos de casamento que culminaram em divórcio, esta brasileira sentiu um enorme vazio e  resolveu dar sentido à sua vida.

 

Ela partiu para a Europa e propôs-se a fazer um dos  percursos dos caminhos de Santiago. Ao longo de mais de duas semanas, enfrentando as agruras do caminho e o cansaço, apesar de não ser muito religiosa, Ruth chegou ao seu destino. Ao longo destas páginas, a brasileira conta-nos o que sentiu, os amigos e companheiros de viagem que encontrou, a excelente comida que teve o prazer de degustar…

 

Conheço muita gente que já fez esse percurso. Eu já fiz alguns dos troços mas nunca cheguei a Santiago, embora já tenha visitado a  catedral.

 

Já me convidaram para ir a Fátima a pé. Um dia destes eu aceito. Gosto de caminhar e andar ao ar livre no meio da Natureza, daí eu curtir trilhos. Seria uma agradável experiência.