Um texto escrito por alguém que se autointitula “Escritor alquiimístico”.
Este é um texto promovido por uma associação brasileira chamada “Setembro Amarelo”. Esta associação trabalha na prevenção do suicídio.
No Brasil, estima-se que mais de 130000 pessoas cometam suicídio. Noventa e seis por cento das causas estão relacionadas com doenças mentais, das quais a depressão é a principal.
Aqui temos um pequeno conto que mostra como não lidar com pessoas deprimidas. Por mais que as pessoas julguem conhecer os outros, não se podem dar ao luxo de menosprezar o que estão a sentir. E se a pessoa que julgam conhecer tão bem tem algo que não conta. Uma doença terminal, por exemplo.
Aqui temos Mateus a atravessar uma depressão profunda. A sua companheira que o deixou tece palavras muito amargas, deitando Mateus ainda mais para baixo. Ele acaba por se suicidar.
Com os remorsos, a companheira vive também uma depressão profunda. Aí vai compreender que não devia ter tratado assim Mateus. A depressão pode surgir em qualquer pessoa e ninguém está livre de vir a padecer dela. Minimizar e culpar o outro pelo seu estado não é solução. A próxima pessoa a precisar de ajuda pode ser você.
Com um cariz evangélico, este texto está muito bom e leva-nos a refletir.
No comments:
Post a Comment