Monday, June 03, 2024

“ABC Da Crítica” (impressões pessoais)

Vou ver se faço crítica a este ensaio de nuno Júdice…mas uma crítica que se perceba…

 

Nuno Júdice disserta sobre a crítica literária. Estive com muita atenção a ler este texto, pois, como bem sabem, criticar e comentar livros ou textos é o que eu faço mais por aqui.

 

O escritor português, recentemente falecido, aponta aquilo que pode ou não influenciar, quer positiva, quer negativamente a crítica de uma obra.  Fatores como a época em que a obra foi escrita, o contexto e os gostos dos leitores podem influenciar os comentários a livros.

 

Ele também fala de quem, comentando ou criticando um livro, quase que escreve um novo, uma história alternativa. Bem, há tempos eu quase que fiz isso. O livro era tão mau…

 

Por falar em bons e maus livros, um livro que seja muito bom para mim será forçosamente mau para outra pessoa que não aprecia o mesmo tipo de leitura que eu. Por exemplo, eu digo que Stephen King é o melhor (também já tenho apontado algumas lacunas em alguns textos dele). Se calhar há outra pessoa que diz que detesta Stephen King e adora Megan Maxwell, por exemplo, que tem um tipo de literatura completamente fora da minha zona de conforto.

 

A linguagem dos livros passou a ser mais simples, aproximando as histórias da vida real. As pessoas passaram a afastar-se mais dos clássicos, considerando-os aborrecidos, preferindo livros de leitura mais fácil.

 

Eu , como leio agora tudo o que me aparece, só tenho de fazer por aqui alguns comentários, por mais que não aprecie   as obras. Lá está, tenho sempre a liberdade de dizer se gostei ou não gostei de um livro ou texto.

 

E já agora, classifiquei este livro com 3 no goodReads.

 

No comments: