Jon Fosse, prémio Nobel Da Literatura em 2023, traz-nos esta história passada numa pequena vila piscatória nos fiordes da Noruega.
No seu estilo inconfundível, o escritor norueguês conta-nos a história de um homem que se encontra consumido por uma angústia terrível que o leva a escrever. Assim fossem todas as angustias, digo eu, não faltariam livros e autores…
A angústia deste homem começou quando o seu velho amigo de infância resolve passar as férias na terrinha, como se costuma dizer. Ele já há muito que não via o seu amigo Knut que entretanto casou e teve duas filhas, tornando-se professor de Música.
O protagonista recorda as suas aventuras com Knut que exercia sobre si uma liderança natural. O problema no regresso de Knut à sua terra eram assuntos mal resolvidos e a mulher deste que estava constantemente a assediar o herói deste livro. Knut nada dizia mas o autor pensava que ele não ia gostar. Bem pelo contrário, pois Knut era um homem bastante aberto quanto a relações amorosas.
Uma noite o protagonista leva a mulher de Knut á casa de barcos. A partir daí não se sabe o que aconteceu…
O autor deixa ao critério do leitor o que aconteceu nessa noite para deixar o protagonista tão angustiado e incapaz de colocar os pés na rua.
No comments:
Post a Comment