Ainda o mesmo tema sob outra perspetiva. Outro registo, sem dúvida.
Este livro da autoria da brasileira Cristina Judar aborda a violência de género e a descriminação das mulheres. Tal como referi no post anterior, exige-se muito aos seres humanos baseando-se no género biológico. Neste caso, exige-se á mulher que cuide da beleza e que aborde sobretudo certo tipo de temas. Quem se afasta, e aqui não estou a falar de orientação sexual ou identidade de género, não será bem aceite.
Os padrões de beleza e de comportamento exigidos ás mulheres são rígidos. Já lá vai o tempo em que era muito pior mas hoje, também com as redes sociais, quase que se impõe á mulher cuidar da imagem. Britney Spears foi talvez a voz mais crítica do comportamento das pessoas perante a imagem das mulheres que é quase tida como um objeto sexual e não á luz do seu talento. Quase ninguém repara se um homem tem rugas, está barrigudo ou gordo. Se for uma mulher, toda a gente lhe cai em cima.
Rituais, violência e preconceitos estão presentes neste livro onde há duas adolescentes prestes a fazer dezoito anos como personagens principais.
O livro está um pouco confuso mas o conteúdo principal e a mensagem estão lá.
No comments:
Post a Comment