Saturday, May 16, 2015

Descobrindo as raízes mais tradicionais da Serra da Lousã
















O tempo começa a convidar para se sair à rua e a ACAPO de Coimbra decidiu sair da cidade e rumar até ao sossego rural para nos levar até às aldeias de xisto da Serra da Lousã.

Ali existe um percurso adaptado para deficientes, onde as pessoas cegas podem andar praticamente sozinhas seguindo uma faixa lisa no empedrado do chão. Esse percurso tem sete paragens a que chamam estações onde, em cada uma, é descrito através de um ficheiro áudio que se coloca num mp3, num telemóvel ou numa coisa que não sei o nome mas que vi hoje pela primeira vez e dá bastante jeito o que os olhos não podem ver na paisagem.

Assim respirando os ares da serra e contactando com aquelas invulgares construções em xisto se passou a manhã. O passeio estava a ser bastante agradável mas a fome começava a apertar e o calor também.

Depois de um almoço partilhado entre todos, seguiu-se uma visita a um museu com alfaias agrícolas e outros objectos relacionados com a vida rural naquelas aldeias serranas que visitámos da parte da manhã. Gostei imenso. Estava ali reunida muita coisa que foi evoluindo ao longo dos tempos e hoje ainda é utilizada nas nossas aldeias.

Seguem também algumas fotos deste dia bem passado e diferente para fugir da rotina.


No comments: