Wednesday, December 06, 2023

“o amanhã não Está à Venda” (impressões pessoais)

 

Escrito em plena pandemia.

 

Ailton Krenak, ativista pelos direitos dos povos indígenas e pela proteção do ambiente reflete sobre a pandemia de covid19 em plena   ebulição da mesma, com o anúncio de muitos mortos e o caos nos  serviços de Saúde um pouco por todo o Mundo.

 

Para krenak, esta pandemia é uma lição que a Natureza está a dar ao ser Humano que destrói o planeta e ainda é mais devastador do que este vírus que só aniquila os humanos, numa forma de os punir e de os ensinar a respeitar a natureza e as outras espécies.

 

O  Mundo foi obrigado a desacelerar por causa desta pandemia que está a obrigar os seres humanos  refletir enquanto estão isolados. Hoje vive-se para o lucro, a pensar no dinheiro e pouco interessando a vida ou a natureza. Esta pandemia obrigou a um recuo, a que praticamente tudo parasse, contra as vozes críticas de alguns dirigentes políticos que queriam que tudo prosseguisse como se nada se estivesse a passar.

 

Ailton Krenak é sobretudo muito crítico para com jair Bolsonaro que na altura era presidente do Brasil e era um dos que minimizava o que se estava a passar.

 

Para o ativista ambiental, há que refletir sobre o amanhã, sobre os sinais que a natureza está a enviar ao Homem. A seguir a esta pandemia, muitos mais cataclismos virão se o Ser humano continuar a maltratar o planeta onde habita.

 

No comments: