Esta semana vou debruçar-me, naturalmente, na leitura de livros e contos sobre o natal. Deixo para trás outro tipo de leituras e mergulho nesta época mágica também para os livros.
Começo com Richard Paul Evans que tem logo dois livros sobre esta época festiva e vou ler os dois nestes próximos dias.
O autor foi beber muito deste primeiro livro ao conto de natal de Charles Dickens que toda a gente conhece. Nem só esse clássico da literatura natalícia inspirou Evans. Ele pegou num exercício que um dia a sua professora lhe mandou fazer e imaginou uma história. Como seria a reação de alguém se por acaso tivesse a oportunidade de ler o seu próprio obituário?
James era um rico homem de negócios, era conhecido pela sua arrogância, pela falta de respeito, pela falta de sensibilidade. Era implacável nos negócios mas uma nódoa de Ser Humano. O seu negócio era no ramo imobiliário e ele não tinha pejo em colocar idosos na rua, famílias com filhos pequenos e até pessoas gravemente doentes. Quem trabalhava com ele passava um autêntico inferno. Em suma, uma doçura de criatura!
Nas vésperas de natal, James lê o seu próprio obituário num jornal. Houve troca de identidades e quem morreu foi outro homem com o mesmo nome que, pelo contrário, era um motorista de autocarro escolar muito querido por todos.
antes de o jornal desfazer o equívoco, comentava-se a morte do personagem deste
livro e os comentários não eram nada abonatórios. Este homem abandonou a mulher
com um cancro em estado terminal, andava em litígio por causa do divórcio e nem
falava para o filho. Quando o jornal corrige o obituário, James decide ir ao
funeral do seu homónimo e encontra muita gente a chorar a perda do motorista do
autocarro escolar. James toma consciência do quão desagradável é para os
outros. É aí que se dá a mudança.
James tenta corrigir os seus erros para com as pessoas que mais magoou. Desloca-se a casa dessas pessoas mas é tarde demais. Só recebe desprezo e uma das pessoas até lhe solta o cão. James fica desolado. Não desiste e procura uma mãe que está a trabalhar no dia de natal para sustentar o filho. Enche um carro de brinquedos para a criança e oferece-lhe uma nova casa, já que os despejou da antiga.
James recupera ainda a sua família, apesar de quase ser tarde também para isso, já que Sarah, mulher de james, está prestes a morrer.
Dali para a frente, james volta a ser aquele homem humilde que outrora foi antes de os negócios e a sede de vingança o tornarem a pessoa amarga em que se transformou.
Um grande livro, uma história muito bonita!
No comments:
Post a Comment