Umberto Eco disserta sobre os regimes totalitaristas que ensombram a europa. Um tema muito atual.
Neste pequeno ensaio, o escritor italiano fala da chegada ao Poder do fascismo que surgiu precisamente no seu País. Terá sido a Itália o primeiro país no Mundo a experimentar uma ditadura fascista liderada por Mussolini.
Da esquerda ou da direita, os regimes totalitários foram povoando a Europa. O nazismo alemão que levou ao eclodir da Segunda guerra Mundial e o Estalinismo foram talvez das duas correntes políticas mais marcantes.
Estes regimes caracterizam-se todos pela ausência de liberdade de expressão que resulta muitas vezes com a preocupação da perda do Poder, havendo uma certa paranoia com hipotéticos inimigos.
Nestas ditaduras podem haver comportamentos opostos em relação á religião. Se em Portugal e Espanha vivemos ditaduras com uma forte componente católica, noutros países, nomeadamente nos de ditaduras comunistas, havia até a proibição de manifestações religiosas.
O ultranacionalismo tamb´ ´em é uma das características vincadas do protofascismo e de outros regimes ditatoriais. A intolerância para com o estrangeiro ou o diferente está presente em cada decisão e em cada momento.
por acaso há tempos dei por mim a refletir que é tão mau ser da estrema direita como da extrema esquerda. O melhor é moderar as preferências políticas. Ambas as correntes oprimem os cidadãos e privam-nos dos seus direitos fundamentais.
No comments:
Post a Comment